Estromatólitos da Lagoa Salgada, no limite dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra (Foto: Projeto GpCL-RJ).

IFF faz parte das Câmaras Setoriais, e a expectativa é de ampliar os projetos de extensão do Instituto.

OProjeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro (GpCL-RJ), área que envolve 16 municípios desde Maricá até São Francisco de Itabapoana, no norte do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado pelo Conselho Executivo da Unesco, passando a ser oficialmente um aspirante à Geoparque Mundial da Unesco. A notícia do reconhecimento foi recebida no dia 06 de março.  

 Com o dossiê aceito, as Câmaras Setoriais, das quais o IFF faz parte, terão como meta avaliar as ações desenvolvidas em prol do Geoturismo, Educação e Geoconservação no território que compreende a abrangência do Geoparque Costões e Lagunas.

 A pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Cátia Viana, destaca que é uma grande honra fazer parte da equipe GpCL-RJ na Câmara Setorial de Educação e Cultura: “a extensão do IFF poderá dialogar muito com este projeto uma vez que seus campi estão inseridos no território atendido pelo geoparque”, acrescentando que “na perspectiva da curricularização da extensão e da prática profissional, muitos cursos ofertados no IFF podem explorar esta temática em seus projetos, eventos, parcerias e visitas técnicas, como a Engenharia Ambiental e os Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Turismo”.

 Saiba mais sobre o Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro no site oficial e no Instagram.

Por Portal 1 IFF