O espetáculo ‘O Pena Carioca conta a história de um profeta com o olhar voltado para trás

O Teatro Sesi Macaé apresenta a peça ‘O Pena Carioca’, nesta quinta-feira (27), a partir das 20h

Entra em cena na cidade a peça O Pena Carioca’, no Teatro do Sesi Macaé, já causando clima de expectativas no público de Macaé e região. O espetáculo acontece nesta quinta-feira (27) a partir das 20h, sob a direção de Daniel Herz e encenado pela Companhia Atores de Laura.

Os ingressos já estão disponíveis para venda no site da diverteingressos.com, e custam os valores de R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia), ou podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro. A classificação etária é de 12 anos

A produção reúne três peças emblemáticas de Martins Pena (1815-1848), dramaturgo raramente encenado fora dos círculos acadêmicos: ‘A família e a festa na roça’ (1838), ‘O caixeiro da taverna’ (1845) e ‘O Judas em sábado de aleluia’ (1846).

‘O Pena Carioca’

O espetáculo ‘O Pena Carioca conta a história de um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será”, seguindo a premissa de Eduardo Galeano, um dos aspectos mais interessantes em se debruçar sobre a obra de alguém com uma visão tão aguçada sobre o mundo ao seu redor, como Martins Pena, é justamente refletirmos através do olhar ao passado para descortinarmos nosso próprio cotidiano, justamente algo que o espetáculo concebido por Daniel Herz realiza com bastante eficácia.

Em pequenos gestos, corruptelas e “vícios” tão presentes no século XIX podemos entender algumas questões que se apresentam amplificadas e arraigadas em nossas mais amargas mazelas.

Detalhes do espetáculo

A premiada Companhia Atores de Laura decidiu investigar as singularidades de se viver em uma metrópole com tantos paradoxos. Foi com essa inquietude que o grupo, dirigido por Daniel Herz, mergulhou na obra do fundador da comédia de costumes brasileira para a montagem ‘O Pena Carioca’.

A produção reúne três peças emblemáticas de Martins Pena (1815-1848), dramaturgo raramente encenado fora dos círculos acadêmicos: ‘A família e a festa na roça’ (1838), ‘O caixeiro da taverna’ (1845) e ‘O Judas em sábado de aleluia’ (1846). A trama de ‘A família e a festa na roça’ gira em torno de uma moça que quer se casar com o médico que retorna à cidade, enquanto sua família insiste em uma união arranjada; ‘O caixeiro da taverna’ acompanha a trajetória de um caixeiro ambicioso cujo maior sonho é se tornar sócio da loja onde trabalha – sem escrúpulos, esconde que é casado para a dona, que morre de amores por ele.

Em ‘O Judas em sábado de aleluia’, o protagonista se esconde na figura de um boneco de Judas e testemunha conversas entre vários personagens, inclusive a de sua pretendente, que não é quem ele pensa ser. Entre uma peça e outra, os atores citam frases curtas e sempre bem humoradas de outras peças e escritos de Martins Pena.

‘O Pena Carioca’ é o primeiro clássico nacional montado pela Companhia Atores de Laura, que já levou à cena peças de Shakespeare, Molière, além de textos coletivos produzidos pelo grupo, duas adaptações de romances do paranaense Cristovão Tezza, entre outros trabalhos.

Cia Atores de Laura

Fundada em 1992, a Companhia Atores de Laura, sob direção de Daniel Herz, dedicou-se desde logo ao trabalho coletivo, com o objetivo de pensar e realizar o ator como força principal do jogo cênico, em torno do qual são construídas, paralela e posteriormente, a direção, a cenografia, a vestimenta e a iluminação. Desde a sua fundação, a Companhia Atores de Laura vem se apresentando em várias cidades do Brasil e no exterior (festivais em Lyon, na França e em Córdoba, na Argentina). Tem no seu repertório 21 montagens teatrais – sendo duas para crianças (A casa bem-assombrada, 1998, e a premiada A flauta mágica, 1999).

Ficha técnica

* Texto: Da obra de Martins Pena
* Direção e concepção: Daniel Herz
* Elenco: Ana Paula Secco, Anderson Mello, Gabriela Rosas, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca e Paulo Hamilton
* Iluminação: Aurélio de Simoni
* Cenário: Fernando Mello da Costa
* Figurino: Antônio Guedes
* Visagismo: Diego Nardes
* Trilha sonora original: Leandro Castilho
* Direção de Movimento: Duda Maia
* Projeto Gráfico: Maurício Grecco
* Direção de Produção: Renata Campos
* Consultoria Psicanalítica: Evelyn Disitzer
* Assistente de Direção: Tiago Herz
* Fotos: Chico Lima
* Direção Artística da Cia Atores de Laura: Daniel Herz
* Realização: Cia Atores de Laura