Espaço Startup Macaé será inaugurado nesta terça-feira

0
1933
Abertura do projeto será às 17h, na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros

Programa visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores

A Prefeitura de Macaé inaugurará o espaço do Programa Startup Macaé, nesta terça-feira (30), às 17h, à Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros, marcando, oficialmente, o início dos trabalhos. O programa é desenvolvido em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Startup visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura de inovação tecnológica no município.

“Foram convidadas para participar da inauguração diversas instituições, empresas e universidades a fim de, juntas, celebrarem o início do Startup Macaé, que é de grande importância para o futuro da cidade”, informou Luiza Neto, da equipe de coordenação do programa. Todos os participantes selecionados assinam o termo de compromisso para implementarem as startups após terem passado por processo de seleção pública.

Os projetos alinham as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade ao potencial de desenvolvimento de novos negócios por startups, pesquisadores e estudantes, estimulando o amadurecimento com qualidade do ambiente de inovação de Macaé. Foram selecionados projetos nas modalidades Iniciação Tecnológica, Desenvolvimento Tecnológico e Apoio Tecnológico.

Os participantes dos projetos selecionados receberão bolsas de pesquisa e desenvolvimento inovadores, com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 5 mil, a fim de envolver as demandas das grandes empresas, com o suporte das startups, gerando, em Macaé, um novo modelo de negócios que proporcione a recuperação de campos de óleo e gás, energias renováveis e aplicativos em saúde.

Os projetos cadastrados foram avaliados e selecionados pela Comissão de Avaliação das Submissões instituída pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (Semaes), também vinculada à Secretaria Municipal de Educação.