Escritora lança em Macaé mais uma obra literária infantil

0
724
Segundo Simone, o livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’ conta a história de Bela, que é a protagonista da história. Uma menina que durante uma chuva de verão descobre que seu cabelo brilha.

A escritora Simone Mota lança ‘Que cabelo é esse, Bela?’, nesta quinta-feira (25), na Livraria Nobel, no Cavaleiros

Sempre com suas atenções voltadas para as questões ligadas às crianças, numa produção literária de expressivos talento e sensibilidade, a escritora Simone Mota retorna a Macaé para fazer o lançamento de mais um livro de pleno sucesso. Trata-se desta vez da obra ‘Que cabelo é esse, Bela?’, que conta com as ilustrações assinadas por Roberta Nunes.
“Escrever para crianças é um ofício novo na minha vida. Estou muito entusiasmada com esta novidade”, declara a escritora informando que o livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’ é o primeiro livro publicado pela Editora do Brasil, e o décimo de sua carreira. Simone publicou em 2016 o livro ‘Peixe de Abril’, com ilustrações de Elise Carpentier.

Tem também publicada a coleção ‘Eu não gosto de…’, pela Editora Selo Off Flip, com seis títulos, e os livros ‘A Turma da Princesinha – Macaé’ e ‘Rainha, a sogra da Cinderela’, ambos pela extinta Editora Aped.

Roberta e Simone viveram em Macaé e deixaram muitos amigos entre nós. “A Roberta e eu queríamos muito realizar o lançamento em Macaé. E chega o grande dia. Esperamos encontrar os amigos nesta quinta-feira para celebrar e apresentar esse livro, que é nosso primeiro trabalho juntas”, frisou a escritora.

Detalhes da obra

Simone esclarece que, na quarta capa do novo livro, a escritora Sonia Rosa faz um resumo da obra. “Por meio de histórias ancestrais e cheias de encantamentos é que encontramos respostas para perguntas como a do título do livro. O nosso cabelo é a nossa conexão com o ontem e com o hoje. Ele carrega memórias, afetos e libertação. Neste amoroso livro, o leitor, com certeza, vai se apaixonar pela protagonista Bela”, revela Sonia Rosa.

A autora também ressalta a sua felicidade com as ilustrações de Roberta Nunes no livro. Ela conta que o livro está muito colorido e vibrante. “A Roberta traz uma leitura muito especial para o livro com as suas ilustrações, enriquecendo o texto com a narrativa de suas imagens”, diz a autora.

‘Que cabelo é esse, Bela?’

Segundo Simone, o livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’ conta a história de Bela, que é a protagonista da história. Uma menina que durante uma chuva de verão descobre que seu cabelo brilha. E a partir desse misterioso poder Bela vai se deparar com alegrias, tristezas e conflitos sobre seus cabelos crespos.

Sobre esse novo trabalho Simone diz que “Que cabelo é esse?” é uma frase ecoante na sua vida. E completa afirmando que acredita que esse eco virou essa história. “Tomara que a história de Bela alcance muitos leitores e eles se apropriem dessa história, se encantem com ela.”, afirma a autora.

Simone Mota

Formada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Mestrado em Engenharia de Petróleo, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, e Letras pela Universidade Estácio de Sá, a carioca Simone Cruz dos Santos Mota é casada, mãe de dois meninos.

Começou a escrever depois que o seu segundo filho nasceu. Para cuidar dos filhos, ela interrompeu suas atividades profissionais. “Então, para não deixar que as minhas ideias escapassem por falta de uso, comecei a escrever sobre tudo. Sempre contava histórias para os meus filhos com um personagem chamado Pedoquinha. E, numa dessas madrugadas de diálogo com o laptop, comecei a escrever a primeira história e criei uma turma para ele”, explica a autora.

O resultado foi que um dia resolveu mostrar, registrar e publicar. Atualmente, ela tem 10 livros publicados, sendo seis da mesma coleção ‘Eu não Gosto de…’, além de tantos outros, como ‘Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal’, ‘A Turma da Princesinha – Histórias da nossa cidade: Macaé’; além de uma poesia na antologia do Prêmio UFF de Literatura, por ter sido finalista.

Roberta Nunes

“Desenhar para mim era hobby que, aos poucos, foi virando uma dedicação”, disse Roberta Nunes que é designer gráfico e ilustradora. Em 2016, seu quadrinho, além de ter participado da coletânea sobre os 50 anos da Cidade de Deus, ganhou o concurso realizado pela FLUPP em parceria com o consulado da França.

Na quarta capa do livro, Roberta revela: “Ao conhecer Bela um pouco me reconheci: descobri depois de muito tempo e dúvidas o brilho de meus cabelos. Por isso quis colocar nos de Bela cores vivas, vibrantes como a alma desta menina”, concluiu.