Até o final do ano, Macaé e região contarão com mais de 1300 equipamentos telecomandados

Investimentos incluem substituição de fiação e instalação de equipamentos para digitalizar a rede elétrica

A Enel Distribuição Rio está investindo R$ 165 milhões da rede elétrica da Região dos Lagos e Macaé até o final deste ano. O montante está sendo destinado principalmente à melhoria da qualidade do serviço, com substituição de fiação, inspeções e instalação de equipamentos para digitalizar a rede. No total, o valor aplicado pela Enel entre 2016 e 2018 já ultrapassa os R$ 450 milhões.

Até o final do ano, a companhia substituirá cerca de 50 quilômetros de fiação na regão, possibilitando maior confiabilidade no fornecimento de energia e maior eficiência na distribuição de carga no sistema.

Na subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, a Enel está instalando novos equipamentos elétricos. Além disso, a companhia efetuará mais 80 mil podas de galhos e árvores próximas à fiação na Região dos Lagos e em Macaé, para evitar que o contato de galhos com a rede elétrica cause interrupções no fornecimento de energia.

Em Macaé, a Enel realizará inspeção aérea de mais de dois mil quilômetros de rede até o final do ano. As inspeções, feitas por drones e helicópteros, tem como objetivo verificar previamente necessidade de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores em linhas de transmissão, subestações e redes de média tensão.

“Para minimizar os impactos causados pelo acúmulo de salinidade na fiação, devido à maresia, a Enel realiza constantemente a lavagem da rede elétrica das cidades de região, além de instalar equipamentos adequados ao ambiente de maresia”, disse Fernando Dornelles, responsável de manutenção e por novas ligações do polo Macaé.