Recomposto, o grupo dos 12 já dá como certa a vitória de Dr. Eduardo Cardoso (PPS) na disputa pela reeleição na presidência da Câmara. Com isso, ele estabelece o domínio sobre a gestão do parlamento que se perpetua desde 2013, algo que segue bastante interessante para o governo. Com perfil conciliador, Eduardo sabe equilibrar os embates entre a oposição e situação. E quase sempre levanta debates que expõem falhas do governo, sem deixar de votar a favor “do chefe”.

Tempo

As chuvas que voltaram a atingir a cidade ontem (25), reforçaram problemas de microdrenagem que ainda afetam a rotina de bairros situados nas imediações do Centro. Com isso, o trânsito ficou mais lento, impactando a rotina acelerada do município. Segundo a previsão, o mau tempo permanecerá durante o final de semana, algo que não deve atrapalhar o descanso da população. O jeito é aproveitar para curtir a família e os amigos.

Mamógrafo

Por conta da mudança do tempo, a mobilização “Cadê o mamógrafo de Macaé”, que ocorreria no final da tarde de ontem (25), foi transferida para a terça-feira (30), às 17h, em frente ao Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo. O ato, lançado pelo vereador Maxwell Vaz (SD), visa forçar o governo a concluir os trâmites burocráticos para elevar a capacidade da rede pública de Saúde de realizar exames preventivos, que ajudam no diagnóstico precoce da doença.

Compra

Em nota, a prefeitura informou que já está correndo o processo licitatório para a compra do mamógrafo que será instalado no Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuanc), situado na Aroeira. A previsão é que o aparelho esteja disponível ao município no primeiro trimestre do próximo ano. A contar o tempo em que a concorrência pública levou para ser lançada, é de se esperar que este prazo seja mais uma vez esticado.

VLT

A população ainda quer saber quais são as medidas adotadas pelo governo para fazer as duas composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) funcionarem até o próximo ano. A decisão de não vender os vagões, mas sim disponibilizá-los para atender os passageiros da linha Centro-Parque de Tubos, gerou mídia positiva para a gestão da mudança. Só que preparar a linha férrea e construção estão de embarque de passageiros deve levar mais que um ano para acontecer.

Lazer

A praça construída pela prefeitura na área antes ocupada por box improvisados de venda de pescado, garantiu um novo visual ao trecho da Foz do Rio Macaé. Agora, seria interessante que atividades culturais, e até esportivas, fossem realizadas no local para promover a integração da população. Área antes ocupada por moradores de rua, o espaço volta a ser frequentado por crianças e adolescentes.

Buraco

Assim como vias importantes de bairros e comunidades, a Avenida Amaral Peixoto, no trecho entre o acesso ao Parque Aeroporto e a subida da Ponte Ivan Mundim, precisa receber a operação Tapa-Buracos. Com o asfalto bastante danificado, os motoristas reclamam de prejuízos registrados, como pneus furados e até colisões. Fica ainda mais complicado para pedestres realizarem a travessia no local, algo que pode gerar riscos de vida.

Obra

A equipe da BRK Ambiental já avisou que transtornos serão sentidos por toda a região do Centro, no período em que intervenções forem realizadas no sistema de esgoto da Imbetiba. As obras levarão de seis meses a um ano, dependendo das condições climáticas. Por conta disso, a população e moradores do bairro precisam se preparar. Afinal, quem não se lembra do caos registrado no Novo Cavaleiros quando as intervenções foram realizadas?

Abandono

Moradores do Vale Encantado e da Granja dos Cavaleiros ainda não conseguiram chegar a um acordo com a prefeitura que garanta o início das obras de urbanização destas localidades. Apesar da alta na arrecadação de royalties, o governo promete realizar outros projetos e manter engavetada a intervenção na área situada no extremo Sul da cidade, que há três anos começou a receber obras, paradas por conta da crise.