Eleições

319

Faltando menos de três dias para o início da campanha nas ruas, a população macaense aguarda com expectativa a divulgação dos nomes que irão oficialmente participar do pleito deste ano. Por enquanto, agentes políticos antigos da cidade voltam ao cenário, com bastante destaque. Entre os que já solicitaram o registro de candidatura estão Chico Machado (PSD), Adrian Mussi (Solidariedade) e Danilo Funke (PSOL).

Sucesso

O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé fechou, mais uma vez, com chave de ouro uma programação de sucesso, com um grande envolvimento da população que prestigiou, não apenas os pratos especiais criados para a festa, como também a boa música e bebida de qualidade. Com gostinho de quero mais, a programação pode ser montada, no próximo ano, em dois finais de semana. A rede hoteleira também vai ficar feliz.

Mais dias

Falando no Festival, muita gente que migrou para a orla da Praia dos Cavaleiros utilizou o serviço dos motoristas que circulam na cidade através do Uber. Com o indicativo de realização de blitz da Lei Seca, o público que quis conferir também o cardápio de cervejas artesanais e vinhos que foram servidos durante o evento, optou por garantir segurança no retorno para a casa. E isso só fortalece a batalha dos motoristas em garantir a legalização deste tipo de transporte.

Carga

A Fraporte, uma das três empresas que visitaram o Aeroporto de Macaé de olho na concessão planejada pelo governo federal, já indicou o interesse de promover o transporte de carga, atendendo assim a uma demanda da indústria do petróleo. E essa vocação tem despertado o interesse de outras companhias que desejam disputar a desestatização do Aeroporto da cidade, através de concorrência que deve ser realizada pela União até o final do ano.

Crimes

O alto índice de criminalidade, registrado nos municípios do interior do Estado, vai ganhar ênfase durante o processo eleitoral deste ano. Dados apurados indicam que, a partir da intervenção federal na segurança pública do Rio, as cidades como Macaé e Rio das Ostras registraram o aumento da violência. E isso se perpetua diante da falta de estrutura para os batalhões da Polícia Militar que são responsáveis por cobrir esses municípios.

Tradição

Sem dúvidas, o Mercado de Peixes tornou-se um ponto turístico para os macaenses nos finais de semana. Com a demolição da estrutura improvisada, através da inauguração do prédio anexo, o belo visual da foz do Rio Macaé é um deleite para quem segue uma das mais antigas tradições da cidade: a de que comer peixe e frutos do mar durante o final de semana. Tem família que economiza no dia a dia para poder se deliciar com a produção pesqueira local.

Racha

As sessões ordinárias desta semana da Câmara de Vereadores prometem ser ainda mais animadas para o público que assiste as transmissões pela internet, ou que frequenta a assistência do Palácio do Legislativo. Com a bancada governista dividida entre as campanhas de Welberth Rezende (PPS) e Julinho do Aeroporto (MDB) para vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o clima tende a esquentar na Casa.

Trânsito

As intervenções realizadas no trecho da Linha Verde, próximo ao Bairro da Glória, ainda geram impactos significativos no trânsito de toda a cidade. Com bloqueios programados em função de obras de drenagem e de saneamento, o acesso ao local faz falta para a mobilidade urbana da cidade, sobrecarregando assim a Rodovia Amaral Peixoto. Em horários de rush não há como evitar os engarrafamentos que afetam a rotina da cidade.

Código

Pauta debatida a exaustão pelo Legislativo no ano passado, a terceira proposta de atualização do Código Tributário do município deverá ser discutida pela Câmara até setembro. Como é de grande interesse do Executivo, a matéria deverá ser aprovada sem dificuldades. Apesar da base aliada do prefeito se manter rachada, não restam dúvidas de que, nem mesmo os dissidentes terão coragem de derrubar a matéria “do chefe”.