A educação está se preparando para receber cerca de 4 mil novos alunos a partir do dia 4 de fevereiro. Somente na primeira fase da pré-matrícula realizada em novembro, 3.500 alunos da Educação Infantil na modalidade de maternal I e maternal II (dois e três anos) foram cadastrados. Quem perdeu as primeira e segunda fases da pré-matrícula poderá se inscrever na terceira etapa entre os dias 13 a 17 de janeiro. Serão oferecidas vagas para Educação Infantil (maternal I, maternal II, pré I e pré II), no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade), Educação de Jovens e Adultos (Etapas I a IX) e no Ensino Médio (região serrana).
O cadastro será feito no endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br ou no polo de atendimento do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que funciona na sede Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), localizado na rua Alfredo Backer,363, Centro.
Para receber os alunos da rede municipal e os novos estudantes, a educação, segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, vai ampliar a capacidade de atendimento com novas escolas. “Serão três espaços escolares no Lagomar (padrão de Educação Infantil e segundo segmento do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano), além da que vai funcionar compartilhada com o Governo do Estado para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na lista também estão previstas as construções na Ajuda e duas escolas padrão no Bosque Azul. Em fase adiantada está o processo para obra da escola, que vai funcionar na área do antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé”.
Este ano foram inauguradas: anexo das escolas Estadual Municipalizada Fantina de Mello ( Frade), nova Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos (Jardim Vitória), Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Augusto Abreu Aguiar (Centro), Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria (Morro Grande) e a nova escola Municipal de Educação Infantil Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal (São José do Barreto).
“O ingresso e permanência dos estudantes nas escolas continuarão sendo prioridades. Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional garantindo o cumprimento de 213 dias letivos. Para a volta às aulas, além das novas construções e reformas dos espaços escolares, já estão sendo traçados projetos pedagógicos, que visam a qualidade do processo de ensino”, destaca Guto.
O calendário está previsto na portaria 008/2019 da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb). Uma das diferenças é o período letivo para os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Eja) que é semestral ; o primeiro semestre vai de 4 de fevereiro a 9 de julho e o segundo semestre letivo será de 27 de julho a 22 de dezembro.
Bimestres- Os dias letivos nas escolas municipais serão oferecidos em quatro bimestres ; O primeiro será de 4 a 30 de abril, o segundo de 4 de maio a 9 de julho, o terceiro de 27 de julho a 30 de setembro. Já o último, o quarto bimestre será de 1 de outubro a 22 de dezembro. O professor ficará responsável pela reposição de conteúdos, de cargas horárias e dias letivos, quando se fizer necessário, resguardando o direito do aluno.
Sábado letivo – No cronograma também há previsão de 13 sábados letivos, sendo que caberá a unidade escolar estabelecer, dentro dos sábados letivos previstos quais/quantos fará a partir de sua organização pedagógica. Em caráter obrigatório, as escolas municipais do 6º ao 9º ano e Ensino Médio deverão se organizar com quatro sábados letivos, e encerrar o ano letivo no dia 16 de dezembro, para que possa aplicar a prova final de 17 a 22 de dezembro. Já o dia 29 de julho, data em que acontece o desfile cívico de aniversário de Macaé será considerado letivo.
O calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.