Educação abre 200 vagas para capacitação no Centro de Formação

0
803
As inscrições serão encerradas após serem preenchidas todas as 200 vagas oferecidas

Todas as formações são gratuitas voltadas para profissionais das redes pública e privada

Profissionais que atuam nas redes pública e privada podem se inscrever nos novos cursos presenciais oferecidos pelo Centro de Formação Carolina Garcia. Os interessados devem se cadastrar pelo site formacaomacae.wixsite.com/formacao. As inscrições serão realizadas até serem preenchidas todas as vagas. Entre as capacitações estão: “Escolas: ambientes de trabalho e de vida saudáveis e seguros”, “Primeiros Socorros na Escola” e “Espectros inconscientes da ideologia” e “A Importância da Indústria Offshore para Macaé: da vila de pescadores à capital do petróleo”. Ao todo estão sendo oferecidas 200 vagas.

Os cursos acontecem na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros e na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep-Centro). Todas as formações são gratuitas, tendo apenas uma limitação de vagas para cada curso. Cada programação segue cronograma específico. Em média, os cursos terão a duração de três meses.

As aulas são ministradas pela equipe de formadores, convidados e professores parceiros da Secretaria de Educação, que são especialistas, doutores e mestres de universidades públicas e privadas, além da Secretaria de Educação de Macaé. Neste primeiro semestre de 2019, 2.307 profissionais da educação participaram de 48 cursos. Já no segundo semestre, até o momento, o Centro de Formação registrou a participação de cerca de 800 pessoas. Trinta e cinco cursos estão com inscrições abertas.

Cursos

Entre os cursos oferecidos está “Primeiros Socorros na Escola”, voltado para profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professor, professor orientador, diretores e auxiliares de serviços escolares e gerais. Na oportunidade, serão repassadas informações para que o profissional da educação saiba como agir em caso de urgência ou emergência e até como não proceder. A finalidade é contribuir com o bem-estar do estudante. As aulas vão acontecer nos dias 18 de setembro, 23 de outubro, 13 de novembro e 4 de dezembro. A capacitação acontece em parceria com a Defesa Civil.

Outro módulo é “A Importância da Indústria Offshore para Macaé: da vila de pescadores à ‘capital do petróleo’, nos aspectos históricos, econômicos e culturais”. As aulas serão nos dias 16 e 30 de setembro, 14 de outubro, 4 de novembro e 2 de dezembro. Na ocasião, será abordada a trajetória histórica da cidade, da vida cotidiana, antes da chegada da Petrobras e das empresas offshore e das consequências históricas, culturais e econômicas que se desenvolveram e transformaram a cidade em um grande centro urbano.

Também haverá o curso “Escolas: ambientes de trabalho e de vida saudáveis e seguros”, nos dias 16 de setembro, 7 de outubro, 11 de novembro e 2 de dezembro. A programação conta com parceria do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro e Procuradoria do Trabalho 1ª região.

“Espectros inconscientes da ideologia”. Este é o curso voltado para professores do sexto ao nono ano, professor orientador pedagógico, diretores e profissionais do Ensino Médio. As aulas serão ministradas nos dias 12, 19 e 26 de setembro, além de 3 e 10 de outubro. Na oportunidade serão apresentadas as definições que o conceito de “Ideologia” tomou ao longo do século XX.