Ação criminosa aconteceu na madrugada desta quarta-feira (2) e bandidos levaram aparelhos eletrônicos de umas das unidades de ensino
A manhã desta quarta-feira (2) começou diferente em duas escolas municipais de Macaé. As unidades de ensino foram arrombadas por criminosos, mas os alunos não tiveram as aulas interrompidas.
Na Escola André Vinícius de Souza, no bairro São Marcos, os bandidos quebraram a grade de uma sala de aula e a fechadura, mas o alarme foi acionado e eles fugiram. O mesmo não aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista. Os profissionais que atuam na unidade de ensino encontraram a porta principal aberta e sem o cadeado.
Os funcionários acreditam que os criminosos tenham pulado o muro, e ao entrar na unidade os bandidos levaram dois aparelhos de TV, dois aparelhos de DVD, uma caixa amplificadora e dois notebooks. Este foi o primeiro incidente em 30 anos da escola.
O que chama a atenção das autoridades nos furtos é que os criminosos sempre selecionam escolas bem equipadas. Eles costumam levar alimentos e aparelhos eletrônicos.
Em dezembro do ano passado a abril deste ano, ao todo oito unidades escolares foram assaltadas na Capital Nacional do Petróleo, dados apresentados pela Coordenação de Segurança Escolar de Macaé.
Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, as ações criminosas como, furtos e arrombamentos nas unidades de ensino costumam acontecer nos feriados prolongados e férias escolares.
“O prejuízo é bastante considerável quando uma escola é alvo de furto. Afeta todos os alunos, e profissionais da educação que tendem a fazer todo o trabalho que já foi feito anteriormente”, disse Leila, afirmando que, as rondas escolares são realizadas principalmente durante o dia.
As unidades da região serrana da cidade também são alvo de criminosos. Em Trapiche, uma unidade de educação infantil foi invadida no último dia 17. Dois bandidos pularam o muro e furtaram alimentos e diversos aparelhos eletrônicos.
No início deste ano, uma escola no bairro Ajuda de Baixo foi vítima de dois arrombamentos. Situação que deixa a secretaria de Educação em alerta.
O caso foi registrado na 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, na manhã de quarta-feira (2), onde o crime será investigado.