As atividades começam entre agosto e dezembro deste ano. As bolsas terão duração de até seis anos
A CAPES divulgou a relação das instituições de ensino superior (IES) que receberão pesquisadores brasileiros pelo Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). As informações complementam o processo seletivo do Edital nº 5/2021 e foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24.
Os 15 brasileiros selecionados foram alocados em 13 IES que fazem parte da Carnegie List – uma seleção de universidades de alto desempenho em pesquisa. As bolsas terão duração de até seis anos, sendo três anos financiados pela CAPES e igual período pela instituição norte-americana.
O CAPES/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também facilita o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.
As atividades devem ter início entre agosto e dezembro deste ano. Cada bolsista será apoiado financeiramente até US$ 55 mil anuais.
Por Portal Novo Nortel