O youtuber Felipe Neto, a escritora Eliane Potiguara, o ambientalista Ailton Krenak, a influenciadora indígena Samela Sateré Mawéa e o virologista da UFRJ Amilcar Tanuri são alguns dos destaques

Edição deste ano tem protagonismo de personalidades indígenas nos debates sobre produção de conhecimento, Amazônia e justiça climática. Com expectativa de reunir 15 mil pessoas em 800 atrações, evento também vai discutir varíola dos macacos, metaverso e combate às fake news

De 29 de agosto a 2 de setembro, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a terceira edição do Festival do Conhecimento. Com o tema Do ancestral ao digital, a proposta é reunir saberes ancestrais e inovações do universo digital para pensar saídas para os problemas da sociedade atual.

“A UFRJ expande os seus próprios horizontes quando dialoga com tanta gente diversa, de dentro e de fora da Universidade, e de outras partes do Brasil e do mundo. Por isso, o Festival do Conhecimento é um evento que oxigena a nossa forma de buscar soluções para o presente e para o futuro”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

Das tecnologias ancestrais à virtualização da vida, passando por temas como justiça climática, saúde, educação, afrofuturismo, diversidade e empreendedorismo social, a edição deste ano terá cerca de 800 atrações, cursos, lançamento de livros, exibição de filmes e mesas no formato virtual, além de apresentações musicais presenciais – todas gratuitas e abertas ao público.

Convidados especiais

Entre os convidados especiais estão o youtuber Felipe Neto, o ambientalista Ailton Krenak, o padre Júlio Lancellotti, a influenciadora indígena Samela Sateré Mawéa, o sociólogo Boaventura Souza Santos, a jornalista Flávia Oliveira, o virologista da UFRJ Amilcar Tanuri, a presidente da Fiocruz Nísia Trindade e a educadora Eliane Potiguara, embaixadora da paz pela ONU,considerada a primeira mulher indígena a publicar um livro no Brasil: “A terra é a mãe do índio”, em 1975.

Também estarão presentes cientistas, pesquisadores, artistas e mestres das culturas tradicionais, professores, estudantes e técnicos de diferentes campos do conhecimento e regiões do Brasil e do mundo.

“O percurso do ancestral ao digital não é uma via de mão única. Pelo contrário: hoje todas essas visões de mundo são contemporâneas e precisam ser integradas. Vamos reunir no festival diversas pessoas que estão produzindo impacto social e pensando soluções para o presente e o futuro”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas no site festivaldoconhecimento.ufrj.br. Quem se inscrever receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

O que é a Extensão da UFRJ

A Extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a universidade à sociedade. Com 2 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Do Ancestral ao Digital
Quando? De 29 de agosto a 2 de setembro
Onde?
Youtube da Extensão: youtube.com/ExtensãoUFRJ
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj
Programação e inscrições: festivaldoconhecimento.ufrj.br

Inscrições abertas até 2 de setembro
Evento online e gratuito