Via facebook.com\photoon.brazil, sendo aberta pelo fotógrafo Romulo Campos - Divulgação

A data será marcada por uma comemoração especial, reunindo cinco fotógrafos consagrados da cidade, mas contando ainda com a participação de amantes dessa arte

O Dia Mundial da Fotografia, que ocorre na quarta-feira (19), será marcado por uma comemoração especial, reunindo cinco fotógrafos consagrados da cidade, mas contando ainda com a participação de amantes dessa arte. A live acontece nesta terça-feira (18 às 20h30, via facebook.com\photoon.brazil, sendo aberta pelo fotógrafo Romulo Campos com a pergunta: ‘Temos motivo para comemorar o Dia Mundial da Fotografia?’

O evento reúne fotógrafos renomados como Lívio Campos, Rogério Peccioli, Alfredo Manhães, Cláudia Barreto e Eduardo Zavarize. O mediador do encontro, Rômulo Campos, adianta que os assuntos tratados na live serão ética, estética, projetos, tecnologia, além de abordar o papel da fotografia no futuro diante os smartphones. Merece destacar aqui que Rômulo Campos já possui três livros publicados: ‘Lagoa de Imboassica’ e ‘Parque Atalaia’ (em parceria com a fotógrafa Cláudia Barreto) e ‘Parque de Jurubatiba’ (com textos do professor universitário e pesquisador Chico Esteves e do historiador e ambientalista Sofiati Neto).

Fotógrafo Lívio Campos

Para o fotógrafo Lívio Campos, toda forma de fotografar vale a pena. “A democratização dessa arte, que é um espelho da vida, é uma força importante para todos os fotógrafos, os quais são contadores de história”, disse.

Alfredo Manhães, natural de Macaé-RJ, é professor universitário nas áreas de Computação, Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental. Escolheu a fotografia como forma de linguagem para expressar sua visão particular de mundo, tendo preferência por retratar as paisagens naturais e urbanas.

Fotógrafo Eduardo Zavarize

Eduardo Zavarize é macaense, artista, saxofonista nas horas vagas, e apaixonado por carros e direção. É especialista em Posicionamento de Imagem para negócios. Sua missão profissional é melhorar a autoimagem de seus clientes e de seus negócios, criando uma imagem única e posicionada de acordo com o objetivo de cada projeto.

Fotógrafo Rogério Peccioli

Rogério Peccioli é fotógrafo documental. Suas imagens exploram a conexão entre arte e informação, com foco na preservação da natureza, fenômenos meteorológicos e geografia do planeta. O contato direto com a natureza influenciou seu trabalho como fotógrafo de aves e paisagens, suas especialidades.

Lívio Campos – Publicou a primeira capa de LP do cantor Emílio Santiago em 1978. Foi agraciado com o PRÊMIO SHARP DA MÚSICA BRASILEIRA com os projetos fotográficos dos LPs do cantor Caetano Veloso “Circuladô e Circuladô ao vivo”. É professor de fotografia da SFF e tem proferido palestras, seminários e workshops, especialmente a fotografia de shows.

Fotógrafa Claudia Barreto

Claudia Barreto – É formada em publicidade. Trabalhou nos principais jornais de Macaé. Dedicada a fotografar atividades esportivas, tem se voltado a documentação dos ecossistemas macaenses. Registrou durante vários anos as atividades turísticas e hoje desenvolve trabalho em parceria com historiadoras sobre identidade local e arte cemiterial.
Romulo Campos – Formado em comunicação social, trabalhou em vários jornais de Macaé e região. Fotógrafo e ambientalista, sempre esteve presente nas principais lutas em defesa do meio ambiente em Macaé e no país. É autor dos livros “Lagoa de Imboassica”, “Parque Atalaia” e sobre o “Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”.