São mais de 1, 7 mil docentes do sexo feminino atuando na educação básica de todo o país

Professoras, gestoras, diretoras, secretárias, servidoras e alunas, o Ministério da Educação (MEC) parabeniza a todas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 08 de março. Neste dia, o MEC aproveita para reforçar a importância da presença feminina na educação brasileira. Conforme o número registrado pelo Censo Escolar da Educação Básica de 2021, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), dos 2.190.943 docentes, 1.737.166, são mulheres, o que representa mais da metade de profissionais da educação básica do Brasil. 

No Censo de 2020, na educação infantil, as mulheres representavam 96,4%; nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, correspondendo respectivamente, a 88,1% e 66,8%; e, no ensino médio, elas representam 57,8% do total de docentes. 

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou em sua homenagem que o MEC e suas vinculadas têm uma significativa parcela da força de trabalho feminina: “A essas profissionais deixo registrado o meu agradecimento especial e minha homenagem pela dedicação e pelo empenho com que conduzem e enfrentam as responsabilidades diárias e os desafios da Educação do Brasil”, ressaltou. 

“A mulher tem uma forma única de ver o mundo e seu instinto natural de cuidar, a leva a se esforçar para fazer dele um lugar melhor e isso faz dela um ser extraordinário”, parabenizou a secretária da Secretária da Secretaria de Modalidades Especiais do MEC (SEMESP), Ilda Peliz, afirmando que as comemorações do dia 8 de março são importantes para  relembrar e reconhecer o esforço das mulheres que lutaram pelas conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. 

Por Portal Novo Norte