Robson Oliveira apresenta dados que indicam necessidade de atenção especial em saúde pública
Com base em dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, a reflexão sobre a necessidade de orientação sobre os riscos de transmissão do vírus HIV, marcou a sessão registrada ontem (3) no plenário da Câmara de Vereadores sobre o Dia do Idoso, comemorado no domingo, dia 1 de Outubro.
O alerta foi emitido pelo vereador que preside a Comissão Permanente de Defesa do Direito dos Idosos, Robson Oliveira (PSDB). De acordo com ele, esses dados possuem relação direta com o novo comportamento do público da terceira idade em todo o mundo. “Esses dados nos levam a reflexão de como é preciso atualizar as políticas de atenção aos idosos. A falta de orientação e de uma nova dinâmica da saúde pública coloca o público da terceira idade em uma zona de risco”, disse Robson.
A explicação sobre os métodos contraceptivos e a necessidade de se buscar a orientação médica, precisam superar um tabu que ainda envolve a vida sexual das pessoas com mais de 60 anos. “Com mais qualidade de vida, os idosos possuem uma vida sexual ativa, mas estão fora do público-alvo das ações e campanhas relacionadas à transmissão da AIDs. Os nossos idosos estão em perigo e espero que, com esse discurso em alusão ao Dia do Idoso, nós possamos alertar a saúde pública da cidade para que medidas possam ser adotadas, afim de que o público da terceira idade do nosso município esteja fora desses tristes dados”, apontou Robson.