Dia do Biólogo: Nupem/UFRJ recebe estudantes do Ensino Médio

0
432
Esse ano o tema da ação foi: “Os agrotóxicos estão na mesa, nos solos, nos animais e nos mananciais”

Cerca de 200 alunos das redes pública e privada participaram de atividades

Na última segunda-feira (3), foi comemorado o Dia do Biólogo. A data foi criada no mesmo dia em que foi sancionada a Lei nº 6.684/79, que regulamenta a profissão e também foi criado o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina.

Em comemoração à data, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) realizou um evento voltado aos estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio do município.

Com a temática “Os agrotóxicos estão na mesa, nos solos, nos animais e nos mananciais”, os alunos puderam aprender sobre o uso de agrotóxicos e seus impactos no meio ambiente e na sociedade.

O evento começou às 8h, com a recepção a cerca de 200 alunos da rede pública e privada da região. Ao chegarem ao NUPEM/UFRJ, os jovens foram recepcionados pelo corpo social da instituição com um café da manhã.

Logo após, os visitantes foram para o auditório da instituição, onde assistiram à palestra do Professor Dr. José Roberto da Silva, intitulada “O Biólogo e suas áreas de atuação.
Em seguida, os estudantes puderam caminhar, durante toda a manhã, por entre as nove tendas do evento. Cada uma abordava um tema: Ecossistema Terrestre; Ambiente Marinho; Toxicologia Ambiental e Saúde; Biotecnologia: agricultura do futuro; Ambiente e Sociedade; Agricultura Urbana; O Impacto dos Pesticidas sobre os Artrópodes: Quem é amigo? Quem é alvo?; Carrapatos: do campo ao laboratório; e Agrotóxico: seus efeitos na saúde e na sociedade.

O público visitante teve ainda a oportunidade de conhecer o NUPEM/UFRJ, os docentes da instituição e suas linhas de pesquisa. No final, eles receberam sementes de tomateiro.
De acordo com a organizadora do evento, a Professora Drª Mirella Pupo, a ideia é fazer com que o evento em comemoração ao Dia do Biólogo ocorra anualmente, com temas diferentes a cada edição.

“Muitos são os questionamentos e discussões sobre o papel da universidade, que é gerar e levar conhecimento aos nossos alunos e à comunidade. O Dia do Biólogo foi um grão de areia nesse processo. Nesse evento, os alunos das escolas puderam aprender um pouco mais sobre a biologia e conhecer sobre as diversas áreas de pesquisa no NUPEM/ UFRJ. Aprenderam também sobre o tema discutido esse ano: os agrotóxicos. Estamos bem animados com a ideia de ter o evento anualmente e esperamos expandi-lo para que possamos atender um número maior de escolas”, enfatizou a docente.