Data simboliza a visita dos reis magos a Jesus Cristo e tem costumes diferentes pelo mundo; ritual com romã virou tradição e quem acredita diz que atrai prosperidade e fartura;
Comemorado de diferentes formas ao redor do mundo, o 6 de janeiro é popularmente conhecido no Brasil como o dia em que se desmontam os enfeites natalinos. Em diversas regiões do país, o Dia de Reis é marcado também por tradicionais festas populares, com cortejos, músicas e comida. Além de tudo isso, para os supersticiosos, essa é mais uma data para fazer rituais em busca de boa sorte para o ano que se inicia. Pensando em facilitar a vida dos leitores do Jornal Opção, fizemos um compilado com sete simpatias para atrair dinheiro e prosperidade para 2024. Confira abaixo as receitas e os materiais necessários.
A festa católica foi trazida para a América Latina pelos colonizadores portugueses e espanhóis e celebra o dia em que os três reis magos teriam visitado e presenteado o recém-nascido Jesus Cristo. A tradição foi incorporada no Brasil e, como era de se esperar, tomou por aqui suas próprias formas. Com variações de acordo com cada geografia, além dos reis Baltazar, Belchior (ou Melchior) e Gaspar, são também cultuados São Sebastião, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Os cortejos podem misturar ainda temas sacros e profanos (com elementos sincréticos). Além da popular simpatia de, em 6 de janeiro, comer romã e colocar três de seus caroços na carteira, para que não falte dinheiro ao longo do ano, existem outras.
A sensitiva Érica Dias explica que as simpatias não funcionam se pessoas as fazem sem boas intenções. “Tem que estar com o coração limpo. Sem mágoas, sem rancor e sem ódio. Tem que agradecer também”, acrescenta. Além disso, ela ressalta que só vale pedir coisas que trazem alegria. De acordo com a sensitiva, as melhores cores para se usar no Dia de Reis são o verde, o azul e o branco. “Pode usar com os detalhes em dourado que também remetem à prosperidade”, acrescenta.
Por Jornal Opção