O documento, de autoria do deputado federal Gilberto Abramo, ressalta que o Hamas já é considerado uma organização terrorista por diversos países e organizações internacionais

Vinte e quatro parlamentares brasileiros encaminharam um requerimento à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), solicitando que a entidade classifique o grupo Hamas como uma organização terrorista. O documento, de autoria do deputado federal Gilberto Abramo, ressalta que o Hamas já é considerado uma organização terrorista por diversos países e organizações internacionais, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e Israel.

Dentre os signatários do texto, destacam-se parlamentares como Messias Donato e Carla Zambelli. No requerimento, os deputados mencionam ações do Hamas, tais como “ataques deliberados contra civis, promoção de ideologia que incita à violência, uso de estratégias militares que expõem a população civil a riscos desproporcionais e falta de respeito pelos princípios fundamentais dos direitos humanos”.

Com essa iniciativa, os deputados brasileiros buscam chamar a atenção para a necessidade de considerar o Hamas como um grupo terrorista, alinhando-se com o posicionamento de diversas nações e entidades internacionais que já adotaram essa classificação.