Deputado enumerou razões para a criação da CPI do Abuso de Autoridade

Poucos são os parlamentares brasileiros com coragem para falar o que realmente está acontecendo no Brasil. Neste sentido, podemos nos orgulhar do Deputado Federal Marcel van Hattem (Novo-RS), que subiu à Tribuna da Camara dos Deputados para falar que “a harmonia dos Poderes está perdida”.

O parlamentar disse também que “as pessoas têm o direito de fazer as manifestações que quiserem”, em referência aos brasileiros que se manifestam na porta dos quartéis em todo o país.

Van Hattem, que é autor de um pedido de CPI para investigar alegados abusos de autoridade de ministros de Cortes Superiores, disse que a iniciativa de investigar Alexandre de Moraes tem o objetivo de “devolver o equilíbrio entre os Poderes”. “O Judiciário tem usurpado uma série de funções do Legislativo e se agigantado sobre os demais”, declarou.

O parlamentar listou os fatos que motivaram a criação da CPI, que incluem a busca e apreensão a empresários; a falta de acesso aos autos, que está sendo denunciada por dez seccionais da OAB; os 43 bloqueios de contas de empresas que supostamente estariam participando das manifestações em Brasília; a censura prévia imposta à Jovem Pan e ao Brasil Paralelo e a censura imposta a parlamentares e cidadãos.

Em outro ponto da entrevista concedida ao Estadão, Van Hatem disse que “a harmonia dos Poderes está perdida neste momento. Há um desequilíbrio entre os Poderes. A CPI serve para devolver o equilíbrio. O Judiciário tem usurpado uma série de funções do Legislativo e se agigantado sobre os demais. Essa CPI é uma defesa do próprio Judiciário para que ele se enquadre na Constituição”.

Por Portal Novo Norte