Equipes percorrem locais afetados pelas chuvas
A Defesa Civil iniciou, na última quinta-feira (15), a delimitação de áreas em que a ocupação não é indicada. O trabalho, chamado de Poligonal de Risco, começou no bairro Ajuda e na Ilha Leocádia. Ainda passarão pelo mapeamento outros locais impactados pelas fortes chuvas que atingiram o município na última semana, como Nova Holanda e Nova Esperança.
O secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, explica que o objetivo da ação é permitir a identificação de imóveis que estão em locais que não oferecem condições seguras de retorno dos moradores, bem como permitir ao poder público atuar de maneira integrada já que, a partir desse levantamento, haverá atuação de outros setores da prefeitura como Habitação, Desenvolvimento Social e Obras.
“Esta é apenas a primeira etapa e dá início ao planejamento que será feito para que esses moradores tenham a assistência necessária do poder público para que estejam em moradias seguras. Todo o trabalho de sensibilização será feito a fim de que a população esteja consciente de que a segurança deve ser prioridade”, ressalta.
Em Macaé, 136 pessoas estão desalojadas e 49 desabrigadas recebendo suporte dos órgãos municipais. Para otimizar as demandas, um gabinete de crise foi criado com atuação permanente desde quinta-feira (8). O gabinete está baseado no Centro de Convenções, local que também centraliza o recebimento de doações de itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, materiais de limpeza e água. Os donativos podem ser entregues em dias úteis, das 8h às 17h. O endereço é Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, s/n.