Cursos

945

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) promove, de agosto a novembro, mais uma série de cursos gratuitos em parceria com a Câmara Municipal de Macaé, que sediará as aulas. Os treinamentos da Escola de Contas e Gestão (ECG) são uma iniciativa de educação itinerante do tribunal, que leva ao interior aperfeiçoamento profissional para servidores municipais e estaduais, com aulas online e presenciais. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.tce.rj.gov.br/web/ecg/ecg-presente.

Mercado de Peixes

O anexo do Mercado de Peixes Hamilton Rodrigues Mansur será entregue à população no sábado (28), às 10h. A nova estrutura possui 360 metros quadrados azulejados e 18 bancas, todas com pias. O antigo espaço começou a ser demolido, na quarta-feira (25), por funcionários da Secretaria de Infraestrutura e dará lugar a uma praça. O anexo seguirá os padrões de qualidade, higiene e controle do pescado, de acordo com as normas de vigilância sanitária.

Desistência

Em uma carta disparada pelas redes sociais no final da tarde de quarta-feira (25), o vereador Guto Garcia (MDB) oficializou a sua desistência de concorrer a uma vaga de deputado estadual. Disse que não teve apoio do partido, um efeito da debandada do prefeito da legenda emedebista municipal. Nas últimas semanas, o parlamentar até tentou associar o seu projeto ao do delegado da Polícia Federal, Felício Laterça (PSL), mas também não obteve sucesso.

Acesso

Motoristas estão desrespeitando a proibição de acesso de veículos à faixa de areia compreendida entre a Lagoa de Imboassica e a Praia do Pecado. Veículos foram flagrados circulando nos blocos de concreto instalados no local exatamente para acabar com esse tipo de trânsito. Como não há a presença da Guarda Ambiental nessa área, essas infrações seguem impunes. É preciso reforçar a fiscalização na área que deveria ser de proteção ambiental.

Arma

A proposta de armar a Guarda Municipal ainda vai gerar muitas discussões na cidade, especialmente com o retorno das sessões legislativas, já na próxima semana. A medida segue a Lei Federal 13.022, de 2014. Porém, decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) alterou o Estatuto do Desarmamento, permitindo que os agentes de cidades com menos de 500 mil habitantes possam portar arma, desde que seja apenas em serviço.

Espaço

A prefeitura deve começar nesta sexta-feira (27) a desativação da estrutura improvisada que abriga há cinco anos, 15 famílias que vivem do comércio do pescado. Todos serão transferidos para o box novo do Mercado, que será inaugurado dentro das celebrações pelos 205 anos da cidade. Na área da antiga estrutura de tendas, será criado um espaço para estacionamento de clientes. A esperança é que as vagas não sejam ocupadas por donos de empresas de logística offshore.

Telefonia

A demanda por sistema de telefonia móvel na Serra ainda é grande. Apesar da região ser o ponto central do turismo ecológico da cidade, as empresas do setor não investem na instalação de antenas transmissoras e repetidoras de sinais, o que dificulta a comunicação. Apesar de parecer luxo, a cobertura de telefonia é importante para a rede hoteleira, para os moradores e também para o sistema de proteção e de saúde.

Avarias

A operação “Marca Buraco”, criada pela Frente Parlamentar Macaé Melhor da Câmara de Vereadores, segue em diferentes bairros e comunidades da cidade. Em um perfil nas redes sociais, mais de 100 pontos avariados em ruas e vias públicas da cidade já foram identificados. Alguns passaram por reparos da prefeitura. Porém, a demanda por melhorias em infraestrutura só cresce em todos os quatro cantos do município.

Idosos

Ontem pela manhã, a Comissão Permanente de Defesa do Direito dos Idosos, fez uma ação no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. Como o desdobramento da Ação entre Amigos, realizada na semana passada na orla da Imbetiba, o grupo distribuiu flores para os idosos que circularam pelo local. Presidida pelo vereador Robson Oliveira (PSDB), a Comissão prepara um outro evento especial, para celebrar o Dia do Idoso.