Docente dos cursos da área da saúde da instituição desenvolve e-book, visando auxiliar as gestantes e lactantes frente ao cenário pandêmico
Frente ao cenário pandêmico, Celso Belmiro, professor dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, lança cartilha sobre a importância da vitamina D no leite materno, visando auxiliar as gestantes e lactantes neste momento.
Segundo Celso, o objetivo central é informar as gestantes e lactantes sobre o precioso leite que produzem, que é completo, nutre e ainda protege seus bebês de várias informações, trazendo uma novidade a respeito do papel protetor da vitamina D presente no leite materno que se une aos anticorpos, também presentes no leite para aumentar as proteções de seus bebês. “Esse e-book, além de tudo, traça um perfil baseado em informações científicas e dos possíveis efeitos da vitamina D na proteção ao novo coronavírus. E o mais incrível é que a vitamina D com todos esses benefícios é produzida com banhos de sol, ao nascer e ao por do sol. É saúde e poesia nas mãos do astro rei”, ressalta.
Tendo o Celso como idealizador, o material conta ainda com o apoio dos acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição, Rozielma de Abreu Moreira, Débora Bastos Tomaz Gomes, Luiza Dias Rosa Paes e Rafaela Abreu Santos do projeto ‘Amamentar, um Gesto de Amor Humoral’, vinculado ao Programa de Promoção da Saúde (PIPS), também da instituição e com a colaboração da Dra. Vanessa Mendonça Duque Belmiro.
Além de informações sobre vitamina D, leite materno e os seus efeitos protetores, a cartilha aborda as orientações dos órgãos de saúde sobre a amamentação, imunidade, entre outros. “Levar informações baseadas em evidências científicas para as mães é fundamental neste momento, um papel social da universidade pública”, pontua.
Para acessar a cartilha na íntegra, basta acessar o link <https://drive.google.com/file/d/1hIoWWjB0yPFcRfpB_pjCshMrIxOJibPI/view?usp=sharing>.