No início do mês o jornal O DEBATE publicou uma foto enviada pelo leitor relatando o problema de acúmulo de lixo depositado na rua Heroína Lima Vieria Azevedo, no bairro da Glória, causando transtornos aos moradores da redondeza.
Esta semana o Residencial Quintas da Glória emitiu uma nota esclarecendo os danos. “O condomínio se desculpa pelos transtornos causados aos moradores e passantes da região. E informa ainda que todo processo de coleta, do lixo oriundo das unidades do residencial, é realizada de maneira individualizada diariamente em cada um dos blocos.
O material recolhido é alocado em um depósito, localizado na parte interna do condomínio, até o dia da retirada pela companhia de limpeza urbana. Contudo, o bairro da Glória recebe a ronda dos caminhões de lixo, a serviço da prefeitura, apenas três vezes por semana (terças-feiras, quintas-feiras e sábados), o que aumenta o volume acumulado. Para reduzir o desconforto causado pela espera da remoção, o síndico responsável pelo condomínio, o senhor Guilherme Mendonça, informou que o procedimento padrão dos funcionários da limpeza prevê que o lixo seja levado para a área externa próximo ao horário do caminhão, sendo assim, não permanece mais do que meia hora no local”, diz a nota.
A administração do condomínio reforça ainda que após a retirada do material do local a equipe do Quintas da Glória cuida pessoalmente da higienização da calçada para eliminar o chorume e os odores. Ainda assim, o condomínio reconhece o transtorno causado e já está tomando medidas para otimizar o processo de coleta. Além de uma assembleia de moradores que pautará a mudança do local de retirada do lixo para a rua sem saída, lateral ao condomínio, liberando a rua principal, o Quintas da Glória também protocolou um ofício solicitando à prefeitura maior frequência dos caminhões na região.
A intenção é que o serviço dê vazão aos descartes gerados pelas unidades do residencial, bem como dos outros condomínios da localidade. O condomínio destaca que se preocupa com o meio ambiente e adota em sua rotina práticas sustentáveis como coleta seletiva de materiais recicláveis e óleo de cozinha. A intenção é melhorar as práticas relacionadas ao lixo e resíduos a cada dia, buscando um meio ambiente mais saudável para os moradores e toda a população.