A Sociedade Musical Nova Aurora comemora aniversário com concerto neste sábado (30)

Imponente em sua tradição, a Sociedade Musical Nova Aurora chegou aos 145 anos de atividades, no dia 8 de junho, compondo uma bela página da história de Macaé. A data será comemorada no sábado (30) com um concerto especial da Banda Sinfônica Nova Aurora, brindando os macaenses com expressivos momentos de arte e muita beleza. A apresentação acontecerá a partir das 18h, no pátio da Nova Aurora, com entrada franca.

O evento será abrilhantado pelas participações confirmadas da Banda Sinfônica do Colégio Salesiano de Niterói e da Banda União dos Operários de São João da Barra. Assim, juntamente com as convidadas, a banda macaense estará em evidência, colocando-se sob os aplausos do público, sob a regência do Maestro Titular e Diretor Artístico, Helio Rodrigues.

Desfile e apresentações

Inicialmente haverá um desfile das bandas pelo calçadão da Rui Barbosa, para em seguida realizar as apresentações das bandas, na seguinte ordem e repertório:

* Banda Sinfônica Nova Aurora (Maestro Hélio Rodrigues) – Marcha de Guerra Brasil – Música de Thiers Cardoso, Pirates Of The Caribbean – Music by Klaus Badlet, Selections From MOANA – Arranged by Jay Bocook, Feira de Mangaio – Música de Sivuca – Solista: Eduardo Bruno/Sax Soprano.

* Banda Sinfônica União dos Operários de São João da Barra (Maestro Felipe Sena) – Janjão – Música de Joaquim Naegele, James Bond Suite – Arranged By John Moss, Condplay On Stage – Arranged By Michael Brow, Suite Pernambucana – Música de José Ursicino/Mstre Duda.

* Banda Sinfônica do Colégio Salesiano de Niterói (Maestro: Alexandre Baluê) – Barão do Rio Branco – Música de Francisco Antônio Braga, Na Baixa do Sapateiro – Música de Ary Barroso/Arranjo de Jorge Cerdeira, Cartoons Symphony – Arranged By Lary Clark, Virginia – Music by Jacob de Haan.

Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa

O Colégio Salesiano Santa Rosa, que é uma escola de educação básica existente desde o ano de 1883 e pertencente aos Salesianos de Dom Bosco, mantém sua banda fundada em 1888 pelo Pe. Pedro Rotta, seu primeiro maestro. Apresentou-se, em primeira audição oficial, no dia 06 de dezembro de 1888, portanto, há 130 anos em atividade ininterrupta. Concede-se a ela, o título de “A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”.

A partir de maio de 2005, tem como regente e ensaiador o Maestro Alexandre Baluê, que também começou sua trajetória musical nessa Banda em 1971. Com o falecimento do Mestre Affonso Gonçalves Reis, em 08 de outubro de 2011, passa a assumir o posto de 10º Maestro Titular da Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa.

A Banda é composta de alunos, ex-alunos e membros da comunidade, contando com sete títulos em sua discografia. Teve, ainda, participação especial em duas novelas de época na Rede Globo de Televisão: Olhai os Lírios do Campo e O Ateneu. Em 2011, por ocasião da comemoração dos 51 anos de Brasília (DF), foi a única banda colegial do Brasil a ser convidada para fazer parte do abertura do Desfile Oficial de 7 de setembro.

Banda Musical União dos Operários

Banda Musical União dos Operários

A Banda Musical União dos Operários, fundada em 09 de outubro de 1892, em São João da Barra, RJ, em decorrência da dissidência ocorrida no seio da antiga e hoje inexistente Lira de Ferro, criada em julho de 1875 por ocasião da segunda visita de Dom Pedro II ao norte fluminense, a Banda Musical União dos Operários contou, desde o início, com seus principais organizadores, com parcelas do operariado local, egressos dos estaleiros de construção naval sediados no município e da atividade pesqueira.

A banda Musical União dos Operários, com atividades ininterruptas até os dias de hoje, mais de um século de atividades, nasceu do sadio idealismo de simples operários, sem qualquer outra conotação a não ser o amor à arte musical. A Banda conta hoje com um quadro de 32 músicos executantes com idade média de 25 anos, de ambos os sexos, os quais são todos, após um estágio realizado na própria banda, considerados sócios “prestantes” do Centro Musical e Cultural União dos Operários. A Banda mantém também uma escola de música denominada “Oficina de Música Professora Letícia Costa”.

Sede da Banda Musical Nova Aurora

Sociedade Musical Nova Aurora

Fundada em 08 de junho de 1873, é a banda de música mais antiga de Macaé. A sua importância sociocultural se revela desde então, atuando no espaço da cidade com fins de ensino prático de música, constituindo num dos maiores patrimônios culturais de Macaé. Desde a sua fundação esteve presente ativamente nos eventos sociais, culturais, religiosos, profanos e civis.

Seu primeiro presidente foi o Sr. Manoel Guedes Junior. Em dezembro de 1882, em decorrência de uma crise social, alguns dos diretores deixaram a Nova Aurora e partiram para fundar a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Hoje, ambas trilham o mesmo caminho e vivem os mesmos sacrifícios em prol da sobrevivência das bandas de música de Macaé.

A Sociedade Musical Nova Aurora é uma escola que, através da música, vem contribuindo para a valorização da cultura local e nacional. Em suas dependências mantém e preserva acervos e documentos de sua história. A sua banda de música é uma corporação produtora e divulgadora de gêneros musicais diversos. Por sua história passaram músicos que propagaram o choro, um estilo musical pertencente a nossa tradição cultural e de fundamental importância para a música popular brasileira.

Sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho), a Nova Aurora foi a Bi-Campeã do nosso Estado, e, em nível Nacional, no programa apresentado para todo o país pela Rede Globo ela ultrapassou os limites de Macaé para se tornar a Banda de Música do Rio de Janeiro.