No embalo das vendas do Dia dos Pais, o comércio da área central de Macaé passará a funcionar até às 18h a partir de amanhã - Wanderley Gil

CDL Macaé declara apoio ao Grupo Comércio Forte em prol do desenvolvimento e fortalecimento da economia local

Mais tempo para fazer compras no Centro de Macaé aos sábados. Numa campanha do Grupo Comércio Forte, composto por lojistas e empresários macaenses, os estabelecimentos comerciais na área central da cidade passarão a funcionar aos sábados em horário estendido até às 18 horas, a partir deste sábado (03). Cerca de 80% dos comerciantes irão aderir ao novo horário. A expectativa é que a ação aumente o movimento das lojas fortalecendo assim o comércio central de Macaé, principalmente com a proximidade com a data do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto.

Sobre o funcionamento do comércio em novos horários nos dias de sábado, o presidente do CDL-Macaé, Luis Henrique Fragoso (Ferreti), apoia a iniciativa. “A CDL Macaé, cumprindo sua finalidade social, se sensibiliza e apoia o Grupo Comércio Forte em prol do desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. As empresas aderiram aos princípios da Declaração de Direitos da Liberdade Econômica previstos na recém criada MP 881/2019. Todavia, na aplicação da lei, é necessário observar-se a eficiência e adequação aos princípios básicos constitucionais da isonomia, da boa fé e do direito adquirido. Assim, respeitosamente, observando-se tais princípios e às correlatas normas trabalhistas vigentes externamos manifesto de apoio às alterações sugeridas para o regime de funcionamento do comércio tradicionalmente praticado nos dias de sábado posto que, entendemos ser necessário e indispensável fomentar a economia local de forma a revitalizar a criação de empregos e fomentar a oferta e a demanda de produtos e serviços na nossa cidade, sob pena de colapso”, disse.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé, presidida por Mariá da Conceição de Azevedo, chegou a enviar uma circular aos lojistas alegando ser contrário a esta medida justificando um ato ilícito contrariando o estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Em um comunicado oficial, a CDL Macaé informou que: “Desta forma, a Medida Provisória 881/2019 recentemente promulgada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, visa trazer o equilíbrio entre a liberdade econômica, a boa fé e o respeito às normas trabalhistas. É necessário que se diga que, ao mesmo tempo em que ela estabelece a possibilidade da realização de atividade econômica em qualquer dia ou horário da semana, salvaguarda o respeito à legislação trabalhista (art. 3º, inciso II, letra d). Logo, considerando a proximidade do encerramento da vigência da convenção coletiva do comércio; considerando a significativa adesão de lojistas comerciantes e respectivos colaboradores comerciários, a CDL MACAÉ apoia a sugestão de alteração do horário de funcionamento do comércio aos sábados não só para garantir melhor comodidade a todos consumidores mas, principalmente, para salvaguardar a atividade econômica, restaurar a captação de empregos e renda e promover o desenvolvimento da nossa cidade e região”, disse a nota.

Em reunião geral referente ao mês de julho, realizada esta semana pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), membros da instituição avaliaram as mudanças na dinâmica do comércio, com base na Medida Provisória 881/2019, que possibilita a realização de atividade econômica em qualquer dia ou horário da semana.

Diante desta flexibilidade, lojistas da cidade irão estender o horário de funcionamento aos sábados, estabelecendo uma nova relação de trabalho que será acordada entre o empresário e funcionários.

1 COMENTÁRIO

  1. Não Adianta estender horários para o Comércio local ! Pois a cidade de Macaé Está sendo ESVAZIADA !!! Enquanto não fizer o NOVO PORTO DE MACAÉ NO BARRETO !!!! E NÃO SAIR DO PAPEL ESSE PORTO !!! O PROGRESSO TEM NOVO ENDEREÇO !!! O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA E CAMPOS DOS GOYTACAZES !!! NOVAS EMPRESAS ESTÃO SENDO ABERTAS NOS MUNICÍPIOS EM TORNO DO SUPER PORTO DO AÇU !!!! MACAÉ ESTÁ SE FICANDO DESERTA !!!! AS TERMELÉTRICAS SÃO SÓ UM ALÍVIO MOMENTÂNEO DE EMPREGOS ATÉ AS SUAS CONCLUSÕES !!! NÃO RESOLVEM E TRAZEM PROGRESSO PARA A CIDADE DE MACAÉ !!! FICA UM OBSERVAÇÃO GRAVE E SEVERA !!! SE NÃO FIZER O NOVO PORTO DE MACAÉ DENTRO DOS 2 ANOS !!! O PROCESSO DE FALÊNCIA DE MACAÉ SERÁ INEVITÁVEL !!!!

Comments are closed.