Profissionais serão capacitados para abordagem ao paciente crítico, e resposta às situações de urgência e emergência
O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (6) a primeira etapa da ação estratégica SOS de Ponta por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação SGTES. O objetivo do programa é qualificar mais de 10 mil trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para abordagem ao paciente crítico, e fortalecer a atuação do SUS na resposta às situações de urgência e emergência.
Nesta primeira etapa, chamada de Eixo 1 da ação estratégica, serão disponibilizadas 1.514 vagas, nos sete estados da região Norte do Brasil. Posteriormente, estão previstas para a mesma região mais 1.314 vagas, que serão lançadas em breve.
“Nosso objetivo é ter formação no SUS, formação de qualidade internacionalmente conhecida como algo que muda o desfecho da saúde, essa é a vontade do Governo Federal e do ministro Marcelo Queiroga” afirmou o secretário da SGTES, Hélio Angotti, durante o evento de lançamento em Brasília (DF).
Para participar é necessário: ser profissional da enfermagem, fisioterapia ou medicina, com registro ativo no respectivo conselho profissional; estar em exercício na assistência em uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos, que atenda ao SUS; e estar registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A inscrição no edital deverá ser realizada, por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço https://sosdeponta.unasus.gov.br. Para acessar o link de inscrição é necessário realizar o cadastro prévio no “Acesso UNASUS”.
Por Portal Novo Norte