Foto: Paolla Itagiba

Fundado em 27 de julho de 1963, durante inauguração que reuniu autoridades políticas, membros da Igreja Católica e a Comunidade Educativa, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, na cidade de Macaé, no RJ, surge com o objetivo de proporcionar uma educação para adolescentes e jovens, fundamentado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, fundador da Obra Salesiana pelo mundo.

O avançar das gerações fez com que o Castelo se tornasse referência no ensino da cidade, marcando a trajetória acadêmica de muitos macaenses que hoje fazem a diferença por onde passam, como médicos, políticos, arquitetos, engenheiros, artistas, atletas e empresários.

O músico e compositor Sérgio Junior estudou no Castelo entre os anos de 1986 a 1993. Hoje, aos 44 anos, o empresário do ramo musical mora com a família na cidade do Rio de Janeiro e divide seu tempo entre as turnês com a banda Sorriso Maroto e a faculdade de Direito. Sérgio conta que coleciona boas lembranças do período que estudou na escola. “Sou apaixonado pelo Castelo. Estudei há mais de 30 anos e tenho muitas lembranças. Das Irmãs Salesianas, dos professores, dos eventos na quadra – desde a Feira de Ciências às Festas Juninas. Meus irmãos e meus sobrinhos ainda estudam no Castelo, minha mãe já foi professora também. As paredes do Castelo têm muitas histórias. Todos que atuam acabam se tornando parte da nossa família e isso fica marcado para sempre. Devo o que sou hoje ao que aprendi e vivi na escola. Quanto mais o tempo passa, mais vivo o Castelo fica em mim”, conta.

Neste ano de 2023, a instituição de ensino celebra 60 anos em meio às transformações na educação. O jubileu de diamante é vivenciado diariamente por todos os alunos e educadores que constroem a história do colégio, motivando a formação de bons cristãos e honestos cidadãos. “Desde o início do ano, em todas as oportunidades, nossos educandos respiram a história do Castelo. As acolhidas, os eventos, as festividades têm como viés o aniversário da instituição. Para nós, é muito significativo ter uma escola presente na vida das nossas famílias e de toda a sociedade macaense”, explica a diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi.

Irmãs Salesianas

O trabalho educativo das Filhas de Maria Auxiliadora nasceu na Itália em 1872, expandindo-se rapidamente por todo o planeta. Em 1961, as quatro primeiras Salesianas chegaram a Macaé com o intuito de expandir os trabalhos socioeducativos inicialmente para moças macaenses. Além das aulas do ensino regular, as jovens participavam de oficinas de prendas domésticas, corte-costura e bordados. A ideia era oferecer um ofício para as meninas, atendendo às demandas daquela época. De lá para cá, a obra educativa passou por inúmeras mudanças, sobretudo na forma de educar. Desde suas origens, a Missão Salesiana desenvolve ainda um trabalho apostólico a partir das Obras Sociais, Oratórios, Centro de Formação, Pastoral da Juventude e Vocacional e Articulação da Juventude Salesiana, envolvendo adolescentes, jovens, famílias e educadores, que são movidos pela alegria do Evangelho, conforme o convite do Papa Francisco, dando respostas concretas às necessidades locais das comunidades eclesiais e aos desafios da evangelização. Atualmente, cerca de 11.500 religiosas atuam em mais de 1400 comunidades espalhadas por 94 países dos cinco continentes.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana