Foto: Pedro Moreira / Divulgação

Pensando na problemática da fome no Brasil e no mundo, as turmas das 2ª séries inscritas nas Trilhas de Aprendizagem do Novo Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo em Macaé, no RJ, abordaram o tema durante as aulas do itinerário formativo, a ponto de entenderem um pouco mais sobre a falta de alimentos para as pessoas mais carentes e o desperdício de recursos.

O trabalho, que tem a orientação dos professores Ivana Matos Pinheiro Tavares (Humanas) e Rodrigo Alípio Carvalho do Nascimento (Linguagens), propôs uma discussão entre os estudantes, na qual puderam traçar medidas visando à resolução de alguns problemas simples em torno do assunto. “Uma das propostas é criar um sistema de compostagem a partir do recolhimento de folhas e cascas de frutas e legumes usados na Cantina e Restaurante Dom Bosco, operada no Colégio Castelo. Esses resíduos orgânicos seriam redirecionados para a horta da escola ou outras hortas existentes na cidade”, explica Ivana.

A partir dos encontros em sala de aula, os alunos receberam a visita do responsável pelo Projeto “Pão Nosso”, Padre Gleison Lima, que explicou sobre a logística que a Paróquia Santo Antônio utiliza para realizar a distribuição de alimentos e pratos de comida para as pessoas com vulnerabilidade social no município de Macaé. De acordo com o pároco, são distribuídos semanalmente mais de 240 pratos de comida à população de rua e mensalmente mais de 100 cestas básicas para famílias cadastradas. Um trabalho realizado com a ajuda de voluntários inscritos no projeto, que surgiu em 2019 e hoje conta com a ajuda de empresas parceiras e donativos vindos de moradores da cidade. A partir dessa iniciativa, os estudantes realizaram uma campanha para recolher donativos em benefício ao projeto. Por conta própria, os estudantes elaboraram peças de divulgação, colocando nas redes sociais e em cartazes pela escola.

“Todo o trabalho culminou na produção de um texto a partir da presença do Padre Gleison e dos responsáveis pela cantina e restaurante da escola, apontando soluções para o descarte sustentável e o encaminhamento de alimentos para aqueles que mais necessitam. Isso mostra aos alunos o quanto eles precisam estar atentos a esse tema que impacta cada vez mais pessoas em todo o planeta”, finaliza Rodrigo Alípio.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana