Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

São Paulo, SP–(DINO – 18 set, 2018) – Ser síndico é uma tarefa que exige organização e responsabilidade. Além disso, é preciso estar preparado para assumir a administração de um condomínio. Caso contrário, ser síndico pode se tornar uma dor de cabeça. Mas calma! Reunimos para você cinco dicas de como administrar um condomínio. Confira:

#1 Entenda a situação do condomínio

Ao assumir como síndico, a primeira coisa a se fazer é inteirar-se sobre a situação atual do condomínio. Ou seja, reúna-se com o síndico anterior e seus conselheiros com o intuito de se familiarizar das condições do condomínio. Neste encontro você pode rever as contas, se estão todas em dia e as atas das reuniões de assembleia feitas durante a última gestão.

Em um segundo momento, sugerimos que você entre em contato com a administradora do condomínio para compreender como são realizados os processos entregues por ela. E, caso necessário, revisar e ajustar prazos e rotinas de trabalho em conjunto.

#2 Organize a administração do condomínio financeiramente

Contas a pagar, contas a receber, prestação de contas? A administração financeira do condomínio pode em um primeiro momento parecer algo complexo, mas aqui neste caso organização é fundamental, afinal o síndico não pode esquecer de pagar uma conta, pois isso pode causar prejuízos financeiros e judiciais para o condomínio.

Há algumas contas que são recorrentes todos os meses, como água e luz. E outras que são extraordinárias. Para as recorrentes, você pode ter um dia do mês em que realizará o pagamento das mesmas. Para as contas extraordinárias, a dica é agendar o pagamento para a data do vencimento assim que você receber o boleto ou nota fiscal.

#3 Fique atento às manutenções do condomínio

Já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Quando falamos de manutenção do condomínio isso é completamente aplicável. Ninguém quer morar em um ambiente sujo em que a infraestrutura está quebrada ou funcionando de maneira ruim. É por esse motivo que o síndico precisa estar sempre atento à manutenção do condomínio.

Isso significa que a limpeza das áreas comuns devem estar sempre em dia, que os elevadores, extintores e câmeras de segurança, por exemplo, devem ter manutenções periódicas. Além de um ambiente melhor para se viver, as manutenções devem acontecer por motivos de segurança. A falta de manutenção no condomínio pode causar acidentes e ninguém quer ter que lidar com este problema, certo?

A nossa dica é você organizar e deixar visível em seu calendário de atividades todas as manutenções necessárias para manter o condomínio seguro e um bom lugar para se viver.

#4 Utilize a tecnologia a seu favor

Como você já deve saber, o síndico possui diversas tarefas e todas elas são de extrema importância para se manter o bom convívio entre vizinhos Hoje, há diversos sistemas e aplicativos que podem ajudar você na organização e gestão de todas essas atividades.

Melhor ainda, já existem diversos sistemas pensados especialmente na gestão de condomínios. Por meio deles, é possível se comunicar com os moradores e funcionários do condomínio de maneira rápida e efetiva; configurar as dependências para que os moradores efetuem reservas de onde e quando quiserem, evitando agendamentos duplicados; autorizar convidados e prestadores de serviço a entrarem no condomínio e muito mais!

#5 Ouça os moradores

Ainda que todos os processos de administração de condomínios estejam sendo realizados da melhor maneira possível, você não pode esquecer que o condomínio é feito de pessoas. Por isso, um outro segredo para uma boa administração do condomínio é estar disponível para escutar e conversar com os moradores.

O síndico é o líder do condomínio e um bom líder deve estar sempre disponível. Este processo pode lhe dar dicas preciosas para a gestão do condomínio.

Em todas as dicas, há uma ação que é primordial: organização! Você facilita o seu trabalho, otimiza processos e ainda ajuda o seu condomínio a se tornar um lugar melhor para viver.

Website: https://www.townsq.com.br/