Divulgação

O CIEMH2 Núcleo Cultural volta a movimentar a cena macaense com uma novidade: o projeto ‘Papo Reto na Cultura Urbana’, O evento é aberto nesta terça-feira (3) de forma online e gratuito, promovendo um encontro da Cultura Hip Hop, misturando o novo e o antigo, o popular e o erudito.
A programação diversificada vai rolar durante todo o mês de agosto, em meio a bate papo ao vivo com artistas convidados, apresentações musicais, apresentações de dança, documentário, performance de graffiti, além de uma super festa online.

A atividade de abertura nesta terça-feira, dia 03, consta de Live no YouTube, comandada pela Produtora Dilma Negreiros e com a participação do grafiteiro Felipe Talu, além da pré-estreia da série documental “Muros da Cidade – o novo já nasce velho”.

Merece destacar que ‘Papo Reto na Cultura Urbana’’ promove ações de valorização e fortalecimento da Cultura Urbana de Macaé, e conta com recursos do Prêmio Culturas Populares: Edição Teixeirinha idealizado pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal, numa realização do CIEMH2 Núcleo Cultural e com o Apoio Cultural da Arco Íris Petrotintas.

Selecionado no Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha, o projeto acontece de forma remota e em múltiplas plataformas, como o Google Meet e YouTube, além de conteúdos diversos publicados no Instagram e no Facebook do CIEMH2 Núcleo Cultural.

O evento vai acontecer no período entre 03 a 29 de agosto, com uma super programação gratuita, passando pelos elementos da Cultura Hip Hop como a Dança, Graffiti, Rap, DJ e Conhecimento. O público poderá participar ativamente de todo evento.

SOBRE O CIEMH2 NÚCLEO CULTURAL
O CIEMH2 Núcleo Cultural, é uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada em Macaé/RJ, conveniada como Ponto de Cultura em 2009, foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo. Concretizando-se por meio de ações socioculturais que possibilitam a construção de novos saberes, a troca de aprendizados, de informações, desenvolvendo habilidades, a busca de um trabalho, a realização profissional e/ou pessoal.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

03/08 (Terça-feira) às 20h – ABERTURA

“Abertura”

Apresentação: Dilma Negreiros

Pré-Estreia da série: “MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho” – Episódio 1 “De Macaé para o mundo” com TALU

no canal youtube.com/ciemh2macae

04/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada” com H2 Dance Crew

Participação: Rafael de Souza, Gustavo Ribeiro, Paloma Rodrigues e Josi Sueiros

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

05/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – Cenário Rap em Macaé” com Lewá e Fernando Kep

Mediação: Carine Passos

Ingresso Gratuito

às 20h pelo Google Meet

06/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 2: “Entre tELAs” com MELL

no canal youtube.com/ciemh2macae

11/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada” com Represent Dance Crew

Convidados: Thiago Morethe, Dani Morethe e Sidney Tavares

Mediação: Rafael de Souza

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

12/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – O Hip Hop no Brasil” com King Nino Brown (Zulu Nation)

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

13/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 3: “Arte do muro para a pele” com RIC

no canal youtube.com/ciemh2macae

14/08 (sábado) às 20h

“A CASA CAIU – FESTA funk EM FAMÍLIA” com DJ Avellar e Família

no canal youtube.com/ciemh2macae

18/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada” com Coletivo Flores

Convidados: Dilma Negreiros, Rafael de Souza, Renato Mota, Dani Morethe, Thiago Morethe, Lorena Bitencourt e Joyce Pacheco

Mediação: Taís Vieira

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

19/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – Danças Urbanas ou Dança de Rua?”

Convidados: Sandro Fernandes, Thiago Morethe e Taís Vieira

Mediação: Rafael de Souza

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

20/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 4: “O muro como sala de aula” com FAWE

no canal youtube.com/ciemh2macae

25/08 (quarta-feira) às 20h

“Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada”

Convidados: Aline Negreiros, Lorena Bitencourt e Taís Vieira

Mediação: Dilma Negreiros

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

26/08 (quinta-feira) às 20h

“Papo Reto – Graffiti ontem e hoje, quais desafios?”

Convidados: Felipe Talu e Mell

Mediação: Carine Passos

Ingresso Gratuito

pelo Google Meet

27/08 (sexta-feira) às 20h

“MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”

Episódio 5: ROTA

no canal youtube.com/ciemh2macae

28/08 (sábado) às 20h

“Conversa para ouvir, ver e comentar”

Convidados: Amanda Amado e Adriano Uzah

Mediação: Renato Mota

no canal youtube.com/ciemh2macae

29/08 (domingo)

“Encerrando o papo… para (re)começar a ação”

Ação de graffiti no CIEMH2

Flashs Ao Vivo

Instagram CIEMH2

SERVIÇO
“PAPO RETO NA ARTE URBANA”
De 03 a 29 de agosto
Programação completa: www.ciemh2.com
Inscrições: https://forms.gle/MYwFp3bDDzpSLrUy7
EVENTO GRATUITO

PAPO RETO NA CULTURA URBANA
O CIEMH2 Núcleo Cultural inicia esta semana o projeto “Papo Reto na Cultura Urbana”, evento online e gratuito que promoverá um encontro da Cultura Hip Hop, misturando o novo e o antigo, o popular e o erudito.

Com uma programação diversificada, que rolará durante todo o mês de agosto, o público poderá participar ativamente de todo evento, que contará com bate papo ao vivo com artistas convidados, apresentações musicais, apresentações de dança, documentário, performance de graffiti, além de uma super festa online.

A programação desta semana inicia-se na terça-feira, dia 03, com a Live de Abertura no YouTube, comandada pela Produtora Dilma Negreiros e com participação do grafiteiro Felipe Talu, além da pré-estreia da série documental “MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”.

O “Papo Reto na Cultura Urbana” promove ações de valorização e fortalecimento da Cultura Urbana de Macaé/RJ, e conta com recursos do Prêmio Culturas Populares: Edição Teixeirinha idealizado pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal, é realizado pelo CIEMH2 Núcleo Cultural e tem o Apoio Cultural da Arco Íris Petrotintas.

O projeto acontecerá de forma remota e em múltiplas plataformas, como o Google Meet e YouTube, além de conteúdos diversos publicados no Instagram e no Facebook do CIEMH2 Núcleo Cultural. E para participar basta acompanhar toda a programação e se inscrever nas atividades de interesse, através do formulário https://forms.gle/MYwFp3bDDzpSLrUy7 , para assim, receber os links de acesso às atividades, além de receber lembretes para não perder nenhum momento.

Confira a programação da semana:

  • Terça-feira (03)
    “Live de Abertura”
    Apresentação: Dilma Negreiros

Pré-Estreia da série: “MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho” – Episódio 1: “De Macaé para o Mundo” com TALU
às 20h no canal youtube.com/ciemh2macae

A série documental contará com 5 episódios, lançados semanalmente, onde artistas do graffiti foram convidados para fazer intervenções em muros, cuidadosamente escolhidos na cidade de Macaé, como forma de expressar sua arte e bater um papo apresentando suas histórias e suas visões de mundo além dos muros.

O documentário fará um passeio, em formato de galeria a céu aberto, onde serão apresentadas as antigas e novas intervenções dos grandes grafiteiros da cidade. As artes desses artistas compõem as paisagens macaenses há anos, trazendo sempre cor e vida à cidade. A série documental tem a direção de Taís Vieira, e neste primeiro episódio será apresentado um pouco da arte do grafiteiro Felipe Talu.

Os outros episódios terão estreias exclusivas no canal do YouTube do CIEMH2 Núcleo Cultural, sempre às sextas, às 20h. Link de acesso ao canal: www.youtube.com/ciemh2macae

SOBRE FELIPE TALU
Felipe Dos Santos, o Talu, é escritor de graffiti, ingressou na sua caminhada no graffiti no começo dos anos 2000, como uns dos pioneiros da prática do graffiti no interior do estado, influenciado pelas escritas urbanas que acontecia nesse período na cidade, como tags e bomb, tipografias originárias do graffiti. Suas escritas seguem uma linhagem como os hieróglifos egípcios, que forma o laço entre a sua arte e a sociedade, que ao mesmo tempo busca o entendimento do porquê, para quê, e o que se escreve nas ruas.

Talu faz parte de alguns coletivos de escritores de graffiti como a ABL (academia brasileira de letras), SNE (sempre na evolução), CSL (coletivo só letras), VL (viciados em letras), DREAM TEAM INT. (coletivo de escritores de graffiti do Brasil, Itália e Inglaterra) e coleciona participações em festivais e exposições em vários estados do Brasil e em países como EUA, Peru, Venezuela, Itália, Holanda, Alemanha.

  • Quarta-feira (04)
    “Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada” com H2 Dance Crew
    Participação: Rafael de Souza, Gustavo Ribeiro, Paloma Rodrigues e Josi Sueiros
    Mediação: Taís Vieira
    Ingresso Gratuito
    às 20h pelo Google Meet

A atividade inicia o Ciclo de Bate Papo Virtual que tem como objetivo levar e trazer vivências ligadas a artistas que passaram e passam pelo CIEMH2 Núcleo Cultural. Ao todo serão 4 encontros, que acontecerão toda quarta-feira, às 20h, através da plataforma Google Meet.

O “Daqui pra lá, de Lá pra cá – Dança Comentada”, vai resgatar trabalhos de dança antigos, através de registros em vídeos e também trabalhos mais atualizados, para uma análise em forma de bate papo entre mediador, coreógrafo e intérpretes dançarinos convidados. Esta semana o grupo em pauta será o H2 Funky Crew, sob a direção do coreógrafo Rafael de Souza, possibilitando o conhecimento e a análise das linguagens de seus trabalhos.

SOBRE H2 FUNKY CREW

Vendo grandes possibilidades artísticas a partir das oficinas de Danças Urbanas que ministrava no CIEMH2 Núcleo Cultural em 2014, Rafael de Souza fundou o grupo H2 FUNKY CREW. O grupo realiza pesquisas sobre a cultura Hip Hop e nas Danças Urbanas.
Seu primeiro objeto de estudo foi a coreografia “Old School” que tinha como alicerce coreográfico as danças “popping”, “locking” e “breaking”, ficando em 2° lugar no Fest Dance Aldeense.

  • Quinta-feira (05)
    “Papo Reto – Cenário Rap em Macaé” com Lewá e Fernando Kep
    Mediação: Carine Passos
    Ingresso Gratuito
    às 20h pelo Google Meet

O 5º elemento da Cultura Hip Hop é o Conhecimento, e como está sugerido no título do projeto, o papo é reto visando ampliar os horizontes do saber através da história de cada vertente artística cultural urbana da cidade de Macaé. Mas para chegar até aqui, essa cultura veio de onde?

Para responder essa pergunta a cada semana um representante de cada elemento do Hip Hop participará de um encontro ao vivo e com bate papo aberto ao público. Nesta semana contaremos com a participação de Lewa e Fernando Kep

SOBRE OS ARTISTAS
Emily Santos, conhecida como Lewá, é cantora e poeta natural de Salvador/BA, mas criada desde os 3 anos em Macaé. Começou sua carreira aos 15 anos compondo rap e poesia e hoje constrói sua carreira entre Rio e São Paulo cantando sobre a cultura preta e o resgate ancestral.

Fernando Kep, macaense, é notavelmente um dos Mc’s mais singulares do Estado do Rio de Janeiro. Com um teor introspectivo e fora da caixa, somada a uma personalidade agressiva e contundente, Kep desenvolve suas rimas através de puchs e metáforas bem construídas, acompanhadas de um flow técnico e marcado, tratando de variados assuntos que vai da sensibilidade do artista, até as críticas ao mercado musical. Com uma bagagem de 9 anos na cultura Hip-hop, Fernando Kep começou fazendo Graffiti, até que através das Rodas de Rima locais começou a fazer Freestyle, e desde então, Batalhou em diversos eventos, até que foi campeão da Batalha do Real de 2012 no MOF.

  • Sexta-feira (06)
    “MUROS DA CIDADE – o novo já nasce velho”
    Episódio 2: ” Entre tELAs” com MELL
    às 20h no canal youtube.com/ciemh2macae

Neste segundo episódio daremos continuidade no passeio pelas obras que preenche os espaços urbanos da cidade de Macaé com a graffiteira MELL, também conhecida como 7inker.

SOBRE MELL

Mell Haber, conhecida no graffiti como 7inker, começou a grafitar há 5 anos, com a cara e a coragem, usando todo seu dinheiro em latinhas de spray. Mell vê o graffiti como uma ferramenta de transformação social. Em seu canal no YouTube, o CANAL SAGATIBAH, ela expõe muito das suas artes e estilo de vida. Sua intenção é trazer a nossa verdadeira essência divina às pessoas, através da sua arte.

SOBRE O CIEMH2 NÚCLEO CULTURAL
O CIEMH2 Núcleo Cultural, é uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada em Macaé/RJ, conveniada como Ponto de Cultura em 2009, foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo. Concretizando-se por meio de ações socioculturais que possibilitam a construção de novos saberes, a troca de aprendizados, de informações, desenvolvendo habilidades, a busca de um trabalho, a realização profissional e/ou pessoal.