Christino Áureo luta pela recuperação da ponte sobre o Rio São Pedro

732

Liberação de recursos para o DER contratar através de licitação obras de recuperação foi publicado no Diário Oficial

A Secretaria de Estado de Obras publicou, na última sexta-feira (10), no Diário Oficial, a liberação de recursos para o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) contratar através de licitação obras de recuperação da ponte sobre o Rio São Pedro, na localidade de Trapiche, Região Serrana de Macaé. Trata-se de uma grande luta do deputado Christino Áureo (PP). Quando era secretário da Casa Civil, ele esteve pessoalmente visitando o local e iniciou o processo de busca de verbas para obras.

A ponte, localizada no Km 61,6 da Rodovia RJ-162, sobre o Rio São Pedro, teve suas fundações expostas, principalmente sob o bloco central e o bloco próximo ao encontro do lado Trapiche, devido ao processo erosivo fluvial, agravado após as chuvas do verão passado (março/18), deixando as estacas metálicas aparentes e desprotegidas.

De acordo com o deputado, o terreno sob o lado de Trapiche desmoronou, levando parte da pista que acessa a ponte, o que ocasionou em interdição e, posteriormente, controle do tráfego de veículos.

As obras que serão executadas pela Fundação Departamento de Estradas de Rodagem contemplam o encamisamento das estacas metálicas e preenchimento com concreto de alta resistência, além do reforço dos blocos com novas estacas para recuperar a perda de capacidade das mesmas.

Ainda de acordo com o DER, para a proteção do conjunto do estaqueamento após execução do reforço, serão construídas cortinas no entorno das estacas e posterior reaterro e compactação em seu interior. Em ambos os encontros da ponte serão executadas contenções com cortinas atirantadas, reaterro e reconstituição de parte da pista. Estão previstos ainda, dragagem nas margens próximas a ponte visando readequar a calha do Rio e a construção de estruturas com perfil hidrodinâmico, em concreto armado, nas faces dos blocos que oferecem resistência ao fluxo d’água.