Foto: Paolla Itagiba

A quinta edição do evento “Uma tarde na Salesiana”, promovido pela Faculdade Católica Salesiana de Macaé, no RJ, recebeu, na última semana, 338 jovens inscritos no programa Jovem Aprendiz da ONG Viva Lagos, instituição social macaense que oferece qualificação profissional e educação para jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.

Durante cinco dias, os alunos participaram das oficinas de Orientação Vocacional; Psicologia; Produção Audiovisual; Internet das Coisas (IoT); Métodos Computacionais; Apresentação Pessoal; Empreendedorismo, além de conhecer a estrutura da instituição, composta por Laboratório de Química; Laboratório de Física, Centro de Produções e Estudos Midiáticos (CEPEM) e Clínica Escola Santa Tereza. A visita tem o intuito dos participantes conhecerem melhor a infraestrutura da Faculdade Católica Salesiana, oportunizando-os o interesse pela vida acadêmica, através da vivência no ambiente universitário e técnico-profissional.

A coordenadora pedagógica da ONG Viva Lagos, Regina Gaio, reforça a importante parceria com a Faculdade Salesiana. “Ao longo dos últimos anos, os aprendizes são levados a experimentar a vivência de visitas técnicas, palestras, eventos, entre outros, que emergiram neste universo apaixonante que é o ambiente acadêmico. O ponto importante desse encontro é despertar nos jovens o desejo de querer fazer parte do universo da faculdade”, conta.

“Nosso evento com o Viva Lagos foi um grande desafio, pois foram ministradas 30 oficinas ao longo de toda a semana, em horário integral. Conseguimos mostrar um pouco de nossa casa para centenas de jovens de uma instituição que tem uma missão semelhante à nossa: cuidar e encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. Agradeço ao pessoal de apoio, professores, coordenadores, alunos que atuaram como monitores e à direção da instituição. Sem o excelente trabalho de todos, realmente, não teria sido possível termos um resultado tão bonito”, explica o coordenador de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt Santos.

Professores e gestores de colégios e empresas da região também podem solicitar a visita guiada, que é gratuita, para seus alunos e/ou funcionários, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana pelo e-mail pesquisaextensao@salesianamacae.com.br

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana