Atletas, que brigam pelo título, buscam patrocínio e apoio para disputar as etapas que faltam

Carlos Bastos, Thiago Barros e Luan Tavares estão disputando o Troféu Brasil da modalidade

Tem macaense entre os melhores atletas de bodyboard do país. Uma equipe de atletas da Capital do Petróleo, formada por Carlos Bastos (categoria open), Thiago Barros (categoria open) e Luan Tavares (categoria profissional), foi destaque durante o Troféu Brasil de Bodyboarding, evento que reuniu os maiores profissionais em Itapema (SC).

O mais novo do grupo, Carlos Bastos, com 17 anos, teve um ótimo desempenho nas baterias, o que o levou até a disputa final, garantindo o 4º lugar. “Foi um ótimo resultado. Subi do 9º lugar para o 4º lugar do ranking nacional”, destacou o competidor.

Thiago Barros, com 20 anos, chegou a semifinal e ficou em 7º lugar. “Não subi ao pódio, mas foi um resultado que me fez subir de 2º para a liderança no ranking nacional”, pontuou Thiago.

Com 19 anos, o atleta Luan Tavares, na categoria profissional, chegou às quartas de final e terminou em 5º lugar. Não obteve pódio, mas o resultado manteve o competidor em 5º lugar no ranking nacional.

A competição distribuiu mais de R$ 24 mil em premiação, além de importantes pontos no ranking nacional 2019. Entre os competidores estavam os líderes do ranking brasileiro em suas categorias, os profissionais Lucas Nogueira e Maira Viana, campeões do Itacoatiara Pro Série Brasil, realizado em Niterói (RJ).

Os atletas macaenses destacam-se no bodyboarding e estão na disputa pelo título de Campeão Brasileiro. Já foram realizadas duas etapas e os atletas se preparam para mais três competições ao longo do ano. “Já iniciamos a preparação para as próximas etapas, essas nas quais precisamos de patrocínios, pois, os custos são elevados. Macaé fecha os olhos para o esporte. Estamos disputando um campeonato brasileiro e sequer atendem uma ligação telefônica para nos ouvir. Nesta ida a Santa Catarina contamos com amigos, parentes, fizemos rifas e o apoio do Mestre Marvel”, comentou Carlos Bastos, pai do surfista.

Incentivador e responsável por acompanhar a equipe em todas as competições, Carlos aguarda a prefeitura liberar o quanto antes a Bolsa Atleta. “Vamos ter duas etapas no Espírito Santo, com diferença de tempo de uma para outra de uma semana, ou seja, teremos que ficar 15 dias, e a próxima será no Ceará. Os custos são altos e esse apoio nos ajudaria muito”, explicou.

Ele agradece ainda o apoio do Mestre Marvel Maillet, através do projeto Estilo de Vida que Salva Jovens. “É o nosso grande apoiador, estamos na luta com este amigo, que olha para todos os esportes, mas eu e os meninos temos muito a agradecê-lo. Ele vem nos apoiando há muito tempo e os meninos não estão decepcionando-o, estão sempre em ótimas colocações em todas as competições”, disse Carlos, que pede aos empresários locais que também apoiem um atleta.

Competição em Rio das Ostras

Um dos cartões postais mais bonitos de Rio das Ostras, que reúne moradores e turistas, a Praia de Costazul vai se tornar também o point dos atletas nesse final de semana. No domingo (25), acontecerá a disputa da Segunda Etapa do Circuito Riostrense 2019 de Bodyboard.

Além dos atletas, vários amantes do esporte devem comparecer para torcer e vibrar junto. A competição está prevista para iniciar de manhã, às 8h. Essa etapa está dividida em quatro categorias. São elas: Open Masculino e Feminino, Master Masculino e Sub 16.

Na primeira etapa, realizada em abril, os destaques ficaram por conta dos atletas Gabriel Souza, na Open Masculino; Izabel Moraes, de Cabo Frio, na Open Feminino; o macaense Juliano Nogueira, no Master Masculino; e a revelação riostrense, Ian Mário, na categoria Sub 16.

Na Open Masculina, um macaense também segue na briga pelo título ao lado de Gabriel. Carlos Bastos tem 860 pontos, 140 a menos do que o atleta de Rio das Ostras, que tem 1mil (na primeira fase). Nessa categoria, são mais de 30 atletas disputando. Depois dessa, terá ainda mais uma etapa, que será realizada no mês de outubro.

A Segunda Etapa do Circuito Riostrense 2019 de Bodyboard é organizada pela Associação de Bodyboard de Rio das Ostras, com supervisão da FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e conta com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.