Obra fotográfica assinada por Uriel exposta em Viena

Com seu nome conquistando evidência na Europa, o biólogo e fotógrafo de Macaé, Uriel Rodrigues de Faria, participa de uma exposição no Museu de História Natural de Viena (Áustria), mostrando a biodiversidade brasileira. A imagem, que consta da mostra, apresenta uma tartaruga-verde com um fibropapiloma na região dos olhos. “O aumento do surgimento desses tumores pode estar relacionado com fatores antropogênicos”, explica Uriel.


Essa exposição de Viena ficará aberta ao público até setembro deste ano e conta com cartas da Imperatriz Leopoldina relatando como era o Brasil no tempo da colonização e também a situação atual da biodiversidade brasileira.


O biólogo anuncia que em breve terá novidades para Macaé, já que está fotografando a biodiversidade da cidade de Macaé. Inclusive, com seu investigativo, Uriel flagrou recentemente uma imagem em que mostra claramente a necessidade de preservação da Praia das Pedrinhas, localizada entre Macaé e Rio das Ostras. “Fotografei a toca da Maria-farinha e o animal esmagado por algum veículo que passou nas areias da praia. No momento, foi proibido o fluxo de carros nas areias daquela praia, o que vinha causando impacto em toda fauna que vive abaixo das areias, além de eventuais atropelamentos.


Segundo o biólogo, recentemente essa praia foi contemplada com uma desova de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como Tartaruga-de-pente. “O ninho foi acompanhado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC) e prefeitura Macaé até o seu nascimento. O ninho da tartaruga-de-pente continha 129 ovos e caso o carro passasse sobre do ninho, poderia ocasionar a quebra de ovos e/ou a compactação da areia, impedindo que esses filhotes emergirem, levando-os a óbito presos dentro do ninho”, esclareceu.


Ele prossegue: “As espécies têm o papel de troca com o meio ambiente, fornecem condições para que ele continue seu ciclo e o meio ambiente fornece condições essenciais para sobrevivência e qualidade de vida. O ser humano também faz parte desse ciclo, porém geramos muito impacto e conservamos pouco, diminuindo e extinguindo populações de muitas espécies, impactam negativamente a qualidade de vida de todos.”


Residindo em Macaé, Uriel carrega sempre uma máquina fotográfica em seus trabalhos de campo e momentos de lazer, para registrar a natureza. Dessa forma com seu talento para a fotografia e seu olhar atento como biólogo,

Biólogo Uriel Faria que expõe obra fotográfica em Viena

Trajetória de Uriel Faria

Aos 25 anos de idade, Uriel Fatia ingressou na Faculdade de Biologia, ocasião em trabalhava como agente comercial vendendo cursos de faculdades. Durante a faculdade ele percebeu que era necessário dedicação exclusiva à biologia e foi nesse momento que conseguiu apoio do Fies e entrou no projeto Tamar. E lá o mundo da biologia se abriu. “Percebi que gostaria de ser biólogo pra vida inteira. Senti que trabalhar na praia resgatando animais seria mais que um estilo de vida; seria sua missão”, declarou.
E nessa visão de entender a importância do resgate de animais, sentiu também que para a conservação acontecer seria necessário que toda a população se envolvesse nesse processo. Surge aí a questão da educação ambiental para a população, e a fotografia cumpre o papel de disseminar a necessidade de preservação da natureza. “Através da fotografia consigo expressar a beleza da natureza atraindo ainda mais pessoas para a vontade de conservar e manter um pouco do que ainda resta de natureza no mundo”, informou.


Empolgado em seu propósito, o biólogo afirma que almeja sempre poder mostrar e passar para as pessoas, através de todos os trabalhos, o amor pela natureza.


“A gente só conserva o que conhece. É importante que todos no mundo conheçam a natureza e saibam o que acontece com ela. É importante que existam políticas públicas e projetos que trabalhem a educação ambiental para a população, para que a fiscalização e o cuidado com o meio ambiente sejam habituais para todos juntos.


Com a fotografia, Uriel já participou e ganhou alguns prêmios em concursos, já fez registros de animais nunca vistos nas regiões de Angra dos Reis e outras cidades do Estado do Rio de Janeiro. O seu Instagram é @urielbio.