Cronograma 2023 já está definido. Repasses serão realizados pela Caixa e levarão em conta o preço médio nacional do botijão

Também conhecido como vale-gás, o programa Auxílio Gás realizará depósitos integrais a partir de 13 de fevereiro, com repasse de 100% do valor médio do botijão de 13 quilos às famílias inscritas. É o que garante a medida provisória 1.155/2023, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e válida até o início de abril.

Os pagamentos seguirão o cronograma bimestral estabelecido para o Auxílio Gás, depositado somente nos meses pares. Já o primeiro crédito do Bolsa Família 2023 está agendado para o próximo dia 18 de janeiro (beneficiários com Número de Identificação Social final 1) e se estenderá até dia 31 (NIS com final 0).

Inicialmente, o “valor cheio” do botijão seria depositado somente até dezembro e passaria a ser de 50% em janeiro, já que não havia recursos destinados no orçamento para a manutenção do programa. O último vale-gás ficou em R$ 112 para as 5,95 milhões de famílias cadastradas.

A confirmação do valor atualizado é aguardada para o início de fevereiro, mas não deve ser muito diferente do último repasse. A tendência é que esse valor se mantenha na mesma faixa no início de 2023, uma vez que a média é atualizada mensalmente, até o décimo dia útil, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Calendário Auxílio Gás 2023

Confira, abaixo, o calendário do próximo pagamento do Auxílio Gás:

  • NIS final 1: 13/02;
  • NIS final 2: 14/02;
  • NIS final 3: 15/02;
  • NIS final 4: 16/02;
  • NIS final 5: 17/02;
  • NIS final 6: 22/02.
  • NIS final 7: 23/02;
  • NIS final 8: 24/02;
  • NIS final 9: 27/02;
  • NIS final 0: 28/02.

Quem pode receber o Auxílio Gás?

O vale bimestral é repassado a inscritos no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para ter acesso ao depósito.

O pagamento é realizado pela Caixa na modalidade escolhida pelo beneficiário. Uma das opções mais utilizadas é o saque via cartão social, aberto automaticamente em nome do titular, sem necessidade de comparecimento a uma agência.

Com o cartão o beneficiário do Auxílio Gás pode sacar o valor em qualquer terminal de autoatendimento do banco, nos correspondentes Caixa Aqui e em lotéricas. Também é possível receber o depósito diretamente nas contas Caixa Fácil ou Poupança Social Digital.

Mais informações sobre o Auxílio Gás podem ser solicitadas às centrais de atendimento do Ministério da Cidadania (121) e da Caixa (111). Famílias já inscritas também podem acompanhar o cronograma por meio de ligações telefônicas ou pelo aplicativo Caixa Tem.

Por site Concursos do Brasil