AULAS

Na última terça-feira (4), vereadores da Câmara Municipal de Macaé propuseram a volta às aulas somente no próximo ano. A proposição, aprovada com sete votos a favor e seis abstenções, sugere a prefeitura que o retorno às aulas nas redes pública e privada só venha a ocorrer em 2021, mesmo com uma possível vacina para o coronavírus (Covid-19) ainda este ano.

ASSALTOS

Os assaltos a estabelecimentos comerciais em Macaé tiveram queda este ano, mas eles continuam acontecendo e os comerciantes, que já sofrem com a crise econômica provocada pela pandemia, ficam ainda mais preocupados com os delitos. Empresários da cidade pedem atenção especial da segurança pública, principalmente durante a madrugada, onde ataques de vandalismos contra os comércios têm ocorrido com frequência.

DESEMPREGADOS

A pandemia afetou muita gente, entre eles os motoristas do transporte escolar que estão desde março sem transportar os estudantes. Mas uma ideia simples pode ajudar a inserir esses profissionais no mercado novamente. Os vereadores apresentaram uma sugestão que pode ajudar a categoria: permitir que os motoristas de vans escolares atuem com transporte alternativo de passageiros na cidade. Ao todo, 10 vereadores votaram a favor, um foi contra e houve uma abstenção.

AUXÍLIO

Vereadores solicitaram auxílio para os cooperados do transporte escolar. O requerimento foi aprovado com 15 votos favoráveis e nenhum contrário em sessão virtual extraordinária, realizada na última quarta-feira (5), pela Câmara Municipal de Macaé. Segundo os vereadores, o pedido foi feito de forma verbal ao prefeito, mas até o momento não foi atendido.

TRÂNSITO

O cruzamento da Avenida Evaldo Costa com rua Jonas Mussi está liberado em meia pista. O trecho entre as Ruas Quartzo e Opala funcionará em pista reversível, com proibição de estacionamento. Além disso, a Rua Quartzo funcionará em sentido oposto de circulação e terá interdição da avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia, entre as ruas Quartzo e Pérola. A orientação é que os motoristas evitem essas vias, tendo como alternativa a avenida Amaral Peixoto ou Linha Verde.

FACULDADE

A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé, inicia as aulas do segundo semestre letivo, nesta segunda-feira (10), de forma remota, devido à permanência das restrições relacionadas ao distanciamento social por conta da pandemia. Enquanto as atividades não voltam ao normal, a faculdade também prepara a colação de grau para a próxima terça (11), dos concluintes do primeiro semestre deste ano.

IPTU/ALVARÁ

Após debate em sessão plenária na Câmara de Vereadores de Macaé, a prefeitura vai estudar a possibilidade de conceder isenção de IPTU e taxa de alvará para os estabelecimentos que estão sem funcionar por mais de 60 dias, devido a proibição dos decretos municipais. O prefeito suspendeu temporariamente a cobrança, mas não os isentou. O problema é que esses comerciantes não têm como honrar essas obrigações.

CEDAE

O Procon voltou a notificar a Cedae por problemas no abastecimento de água na cidade, atendendo à solicitação de moradores. Desta vez, a Companhia foi notificada por conta das falhas de abastecimento no Jardim Mariléa. O Procon já havia multado a Cedae em mais de R$ 40mil por desabastecimento. Até quando as cidades vão ficar sem abastecimento de água?

SAÚDE

A secretaria de Saúde de Conceição de Macabu teve a aprovação do Ministério da Saúde para o recebimento do recurso de R$ 480 mil por mês para combate ao coronavírus. O município entrou com pedido de habilitação para auxílio no custeio dos leitos de UTI. A quantia será utilizada nas ações desenvolvidas durante a pandemia com uma manutenção ainda mais qualificada dos leitos de UTI e em outros serviços voltados ao enfrentamento da Covid-19.