Auditores fiscais da unidade da Receita Federal de Macaé foram trabalhar vestidos de preto - Foto Divulgação

Intitulada Dia de Luto, ato ocorreu em frente ao prédio do órgão no Centro da cidade

Auditores fiscais de Macaé se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) na unidade da Receita Federal da cidade para um protesto contra interferências políticas no órgão. A mobilização ocorreu em várias cidades de todo o Brasil pelo Dia Nacional do Luto. Os auditores se vestiram de preto em frente ao prédio, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, no Centro.

Entre as ações que levaram à mobilização da categoria, está a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que, no início deste mês, determinou, em decisão liminar, a suspensão de 133 apurações do Fisco, alegando que havia desvio de finalidade. No grupo de investigados, havia ministros da própria Corte e parentes. Dois auditores fiscais foram suspensos.

“Em função das ondas de ataques que estamos sofrendo de representantes do Governo Federal, Parlamentares, Membros do TCU e Ministros do STF é importante destacar que os Auditores Fiscais sempre foram servidores de Estado e estamos em defesa do estado brasileiro, sempre buscando a equidade e justiça fiscal e social. Para isso é importante destacar que ninguém está acima da lei e devemos atuar com independência necessária sem ingerências políticas”, disse Alfredo Antônio Castanheira Filho, Auditor Fiscal da Receita Federal em Macaé.

Outro ponto, foco da manifestação, é a proposta do governo federal de transformar o órgão em uma autarquia ou agência reguladora, o que permitiria a indicação política de cargos e o aparelhamento da Receita.