Audiência

0
428
Palácio Guanabara

Audiência

Nesta sexta-feira (29), às 11h, no Palácio Guanabara, lideranças que participam do manifesto em defesa da concessão do Aeroporto de Macaé, participam de reunião com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (MDB). O objetivo é engrossar o discurso político em defesa da desestatização da base macaense, fazendo enfrentamento ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que defende a separação do bloco de licitação que une a base de Macaé e de Vitória.

Manifesto

Também hoje, a deputada federal Soraya Santos recebe das mãos de representantes das instituições empresariais da cidade, o manifesto que aponta todos os atrativos que garantem a defesa pela concessão do Aeroporto da cidade. O documento será encaminhado pela parlamentar ao Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil, que cuida do processo de desestatização dos aeroportos. Essa posição é importante para defender investimentos para o município.

Canal

A prefeitura deu início ontem (28) a limpeza das margens do canal situado à margem da Avenida Fábio Franco, um trabalho importante para amenizar a degradação gerada pela poluição. O procedimento consiste na remoção de lixos e matos, que ajudam também a gerar a proliferação de insetos. Além disso, a secretaria de Infraestrutura promove a poda de plantas que ornamentam a margem da verdadeira “vala negra” de Macaé.

Festa

E a vitória da Seleção Brasileira sobre a Sérvia animou a torcida macaense, que vibrou com a vaga garantida pelo Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Agora, a próxima partida contra o México na segunda-feira (2) vai garantir também uma espécie de feriado prolongado, já que as repartições públicas não devem funcionar no dia. Com o embalo das vitórias, muita gente está criando festas e antecipando o Carnaval.

Preservação

Veículos ainda são vistos trafegando pela faixa de área próximo ao Pontal do Rio Macaé. A prática provoca a degradação da vegetação nativa, que é um santuário para a reprodução de espécies do ecossistema local. A ação irregular pode ser vista por qualquer ponto da Avenida Presidente Sodré, especialmente pelas autoridades responsáveis pela proteção do meio ambiente e pelas regras de trânsito do município. É bom verificar!

Manutenção

Através da mobilização “Operação Marca Buraco”, muita gente da cidade tem protestado em defesa de obras de manutenção de vias importantes. E para chamar a atenção do governo, eles passam a pintar buracos com as cores da bandeira do brasil, fazendo uma alusão direta à Copa do Mundo. Em alguns casos, a secretaria de Infraestrutura já está providenciando os reparos necessários, mas ainda falta muito para melhorar as condições da cidade.

Resistência

Encaminhado na quarta-feira (27) para a secretaria da Câmara de Vereadores, o projeto de lei do governo, que institui o programa Bolsa Estudante já enfrenta resistência na Casa, especialmente de parlamentares que apoiam o Executivo. É que eles têm encarado a proposta como uma espécie de benefício direto à gestão da pasta. O vereador Guto Garcia (MDB) foi o que levantou a voz em defesa da proposta que concederá auxílio a 100 estudantes aprovados em avaliação específica.

Orelhões

A cidade ainda possui muitos aparelhos públicos de telefonia ativos, mas pouca gente sabe onde encontrar os cartões utilizados nas ligações dos orelhões. Hoje, coleções desses materiais se transformaram em relíquias, já que a utilização do equipamento caiu em desuso. Porém, é bom alertar que os telefones podem auxiliar em casos de emergência e por isso devem ser preservados. Ato de vandalismo não está com nada!

Praças

Praças situadas em diversos bairros da cidade ainda aguardam obras de manutenção, prometidas pelo governo desde o ano passado, através de licitação que parece ainda não ter sido concluída. A situação reflete um cenário de abandono que mexe com a autoestima de moradores de áreas situadas no extremo Norte da cidade, onde a precariedade do sistema público torna-se um prato cheio para o domínio do tráfico de drogas.