Atletas de Macaé são destaques no XTERRA

444

Joseilton dos Santos e Antônio Marcos disputaram a etapa de Ilhabela, no litoral de São Paulo

Considerado um dos maiores eventos do mundo, o XTERRA, que teve uma das etapas realizada no último final de semana, em Ilhabela (SP), contou com a presença de dois representantes de Macaé: Joseilton dos Santos e Antônio Marcos.

Com um percurso de 24 quilômetros, com vários níveis de dificuldade, Joseilton terminou a prova em terceiro lugar no geral com o tempo de 2h16min24seg. Com esse resultado, conseguiu manter o primeiro lugar no ranking nacional. “Foi uma prova bem difícil, pois tinha muita lama, por conta da chuva dos últimos dias, e as trilhas estavam escorregadias. Mas, graças a Deus, consegui manter a minha estratégia e conseguir lugar no pódio”, conta ele que enfrentou maratona na estrada antes mesmo da competição. “Saímos de São Paulo no sábado à noite para participar no domingo”, completa ele, que já está classificado para a etapa final, o Mundial no Havaí (EUA), em dezembro.

O seu companheiro de prova, Antônio Marcos conseguiu terminar em 25º lugar no geral. “Mesmo com as dificuldades ele conseguiu concluir a prova e ter um bom resultado”, explica Joseilton.

Com muita fé e determinação, o atleta tem mostrado que as dificuldades, por maiores que elas sejam, são pequenas quando se tem força de vontade.

O XTERRA surgiu no ano de 1996, no Havaí, criado por Tom Kiely. Ela é considerada a primeira prova de triathlon off-road do mundo. No Brasil, ela chegou apenas em 2005, em Ilhabela. Atualmente o evento possui provas de “Triathlon off-road, Night Run, Trail Run, MTB CUP, MTB Enduro, Endurance, Swim Challenge, e Kids Mini Corrida, e dá oportunidade a todos os tipos de atletas participarem dessa celebração do bem-estar e da qualidade de vida”.

Para Joseilton, desde o início, só a oportunidade de estar competindo era motivo de felicidade. Mas isso era apenas um detalhe. Enfrentando atletas de 28 países, ele conseguiu trazer mais uma conquista para o Brasil, Macaé, cidade que adotou como sua casa, e para o povoado Flexeiras de Curral do Meio, em Sergipe, onde nasceu e foi criado.

E esse ano ele espera conseguir estar presente mais uma vez. Com a vaga já garantida, o atleta corre atrás de ajuda para custear os gastos com as passagens, hospedagem e alimentação. Mas antes disso, ele terá pela frente outras provas importantes e conta com a ajuda de amigos e patrocinadores para poder continuar representando os dois lugares e, quem sabe, o Brasil.

“Gostaria de agradecer aos meus amigos, entre eles, a nutricionista Ana Carolina Almeida e Ana Carolina Savillas, Essencial Fit e também à minha amiga Lilian Figueiredo por me ajudar com as massagens após as provas”, agradeceu.

Os interessados em conhecer mais sobre a sua trajetória, ajudar/patrocinar podem entrar em contato com Joseilton através do telefone: (22) 99784-6087, por e-mail: joseilton.silva.santos@outlook.com ou no Facebook: Joseilton da Silva Silva Santos.