É fundamental promover a economia de água por meio do consumo consciente - Divulgação

Temas como tratamento de esgoto, descarte correto de resíduos e uso racional da água se tornaram mais comuns na rotina da quarentena

Os meses em que parte da população adotou medidas de isolamento para conter o crescimento do contágio pelo Coronavírus acabaram servindo para reforçar a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. Comportamentos que vão desde a necessidade do consumo consciente até a forma adequada do descarte de resíduos para não comprometer as redes de esgoto entraram em pauta. Isso porque as boas práticas de higiene e, principalmente, a mudança de hábitos se tornaram fundamentais para ajudar a conter a pandemia.

Apesar de as formas de transmissão ainda serem amplamente estudadas pela comunidade científica, já se sabe que a disseminação da doença ocorre de pessoa para pessoa, seja por meio de contato físico (abraços, aperto de mão ou toque), seja por troca de secreções (tosse, espirro, saliva etc.) ou pelo contato com objetos já contaminados (quando posteriormente, a pessoa leva as mãos ao rosto, especialmente boca, nariz e olhos).

Dentro de casa, a água é a grande responsável por garantir a higienização adequada das pessoas, dos objetos e do ambiente. No entanto, é fundamental promover a economia de água por meio do consumo consciente, usando somente o necessário, sem desperdiçar. Para lavar frequentemente as mãos, por exemplo, não é necessário ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão. Ou para higienizar bem os alimentos e embalagens, o uso da água deve ser bem dosado.

De olho nas atitudes conscientes

Mesmo com as ações de flexibilização, boa parte da população permanece sem sair de casa, o que exige cuidados de higiene redobrados e atividades domésticas mais intensas. Porém, além de evitar o desperdício de água, outras atitudes conscientes são muito importantes neste período.

Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já indicaram que não há indícios de que o Coronavírus seja transmitido pelo esgoto. Mas atenção extra é necessário, já que a presença das pessoas todo o tempo em casa durante a quarentena, significa também redobrar os cuidados com o descarte de alimentos e, especialmente, dos lixos de banheiro, já que podem acabar nos ralos da pia, do box e no vaso sanitário.

– Quando descem por ralos ou pela descarga, esses e outros itens que chegam indevidamente às redes de esgoto são responsáveis por entupimentos e vazamentos de esgoto que implicam riscos à saúde e ao bem-estar de todos. São atitudes conscientes que precisaram ser reforçadas na pandemia, mas que devem ser uma mudança de comportamento – explica o gerente Operacional da BRK Ambiental, Fausto Moraes.