Aqua Project, da Zurich Airport Brasil, conquista reconhecimento internacional Conjunto de ações implantadas para uma gestão hídrica sustentável foi destaque do Green Aiport Recognition A Zurich Airport Brasil conquistou um importante reconhecimento pelas práticas sustentáveis ligadas a gestão hídrica nos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. O Aqua Project recebeu uma Menção Especial, na categoria Economia Circular, no Green Airport Recognition. O prêmio foi entregue durante a Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Miami, Estados Unidos. "Esse reconhecimento reforça a característica inovadora de nossas ações de sustentabilidade que se destacaram em meio a tantos outros projetos comprometidos com o meio ambiente. O Aqua Project é mais um exemplo de como colocamos em prática em nossos aeroportos um dos valores da Zurich Airport Brasil, a Sustentabilidade.", afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que participou do evento. O Aqua Project possui três pilares principais: reuso, redução e monitoramento dos recursos hídricos. Entre as iniciativas para reaproveitamento de água estão a osmose reversa e de captação de água da chuva. Essas ações possibilitam, por exemplo, que 45% da água utilizada nos banheiros e na climatização no Aeroporto Internacional de Florianópolis, seja de reuso. No Aeroporto de Vitória, a água mantida em baixas temperaturas em um tanque de termoacumulação chega aos dutos do ar-condicionado pronta para ser utilizada na refrigeração dos ambientes. Ao final de um ano, o volume água economizado com o projeto seria suficiente para encher sete piscinas olímpicas. Além disso, para reduzir o consumo de água no dia a dia dos terminais, foram instalados dispositivos que controlam o fluxo em mictórios e o tempo que as torneiras permanecem ligadas. O impacto positivo também chega às comunidades onde a Zurich Airport Brasil atua. Por meio do Projeto Água e Vida, são realizadas ações de educação ambiental para alunos de escolas públicas no entorno dos aeroportos, que promove anualmente a limpeza de praias nas cidades de Florianópolis, Vitória e Macaé. Todas as ações do Aqua Project são monitoradas pelo time de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil, que conta com um painel para análise de dados e Sistema de Gestão Predial (BMS), possibilitando uma gestão eficiente a partir do maior controle das informações. O Green Airport Recognition visa promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e reconhecer aeroportos membros que tenham realizações notáveis ​​em seus projetos ambientais. ** Na foto Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil e Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Conjunto de ações implantadas para uma gestão hídrica sustentável foi destaque do Green Aiport Recognition

A Zurich Airport Brasil conquistou um importante reconhecimento pelas práticas sustentáveis ligadas a gestão hídrica nos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. O Aqua Project recebeu uma Menção Especial, na categoria Economia Circular, no Green Airport Recognition.

O prêmio foi entregue durante a Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), em Miami, Estados Unidos. “Esse reconhecimento reforça a característica inovadora de nossas ações de sustentabilidade que se destacaram em meio a tantos outros projetos comprometidos com o meio ambiente. O Aqua Project é mais um exemplo de como colocamos em prática em nossos aeroportos um dos valores da Zurich Airport Brasil, a Sustentabilidade.”, afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que participou do evento.

O Aqua Project possui três pilares principais: reuso, redução e monitoramento dos recursos hídricos. Entre as iniciativas para reaproveitamento de água estão a osmose reversa e de captação de água da chuva. Essas ações possibilitam, por exemplo, que 45% da água utilizada nos banheiros e na climatização no Aeroporto Internacional de Florianópolis, seja de reuso.

No Aeroporto de Vitória, a água mantida em baixas temperaturas em um tanque de termoacumulação chega aos dutos do ar-condicionado pronta para ser utilizada na refrigeração dos ambientes. Ao final de um ano, o volume água economizado com o projeto seria suficiente para encher sete piscinas olímpicas. Além disso, para reduzir o consumo de água no dia a dia dos terminais, foram instalados dispositivos que controlam o fluxo em mictórios e o tempo que as torneiras permanecem ligadas.

O impacto positivo também chega às comunidades onde a Zurich Airport Brasil atua. Por meio do Projeto Água e Vida, são realizadas ações de educação ambiental para alunos de escolas públicas no entorno dos aeroportos, que promove anualmente a limpeza de praias nas cidades de Florianópolis, Vitória e Macaé.

Todas as ações do Aqua Project são monitoradas pelo time de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil, que conta com um painel para análise de dados e Sistema de Gestão Predial (BMS), possibilitando uma gestão eficiente a partir do maior controle das informações.

O Green Airport Recognition visa promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e reconhecer aeroportos membros que tenham realizações notáveis ​​em seus projetos ambientais.