Essas negociações, desencadeadas após ataques do Hamas contra civis israelenses há um mês, estavam sendo conduzidas pelo Itamaraty do governo Lula

Um grupo de políticos e influenciadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro iniciou uma campanha nas redes sociais para dar crédito ao ex-presidente pelo sucesso das negociações paqra a liberação de brasileiros retidos em Gaza. 

Essas negociações, desencadeadas após ataques do Hamas contra civis israelenses há um mês, estavam sendo conduzidas pelo Itamaraty do governo Lula, que teve a autorização de saída dos brasileiros em Gaza negada até então.

A campanha dos aliados de Bolsonaro se intensificou especialmente após um encontro entre o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, e políticos bolsonaristas, um evento que contou com a presença inesperada de Bolsonaro, conforme confirmado por Zonshine, que esclareceu que a reunião com o ex-presidente “não foi agendada”.

Nas redes sociais, apoiadores de Bolsonaro disseminam a hashtag #BolsonaroNobeldaPaz. Esta ação, que fez a hashtag figurar entre os tópicos mais discutidos na rede X, antigo Twitter, parece ser uma resposta direta às aspirações de Luiz Inácio Lula da Silva em ganhar o Prêmio Nobel da Paz. A campanha online tem gerado debates acalorados entre simpatizantes e críticos das ações políticas do ex-presidente.

Embora o governo de Israel não confirme a influencia de Bolsonaro nas negociações, a campanha online ganhou força.