Na tarde dessa terça-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um comunicado de risco referente a uma marca de carne

Na tarde desta terça-feira (22), foi emitido um comunicado de risco referente a uma marca de carne pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), resultando na retirada das prateleiras dos mercados.

Neste caso, a comercialização, distribuição e uso dos Produtos Cárneos Congelados da marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) foram proibidos pela Anvisa.

É importante ressaltar que os produtos foram fabricados pela empresa Cooperativa Pecuária Holambra; Supermercado Rei das Carnes LTDA. Conforme o próprio site da Anvisa, o CNPJ da empresa permanece desconhecido.

A proibição da comercialização e utilização do produto originou-se de uma denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais. Isso ocorreu devido a informações presentes na rotulagem dos produtos cárneos congelados da marca Rei das Carnes Gourmet. De acordo com eles, os dados eram inconsistentes, sugerindo indícios de irregularidade por parte do estabelecimento responsável, que não possuía regularização para a fabricação e comercialização desses produtos. Além disso, as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.

Portanto, a Anvisa enfatizou que os produtos cárneos congelados que fazem uso dessas informações carecem de origem identificada, o que os coloca na categoria de produtos clandestinos. Nesse contexto, não é possível determinar o responsável pela fabricação ou abate, nem as condições higiênico-sanitárias do produto em questão.