Apoio

389
Vereador Guto Garcia

Pelo que se ouve nos corredores do Palácio Natálio Salvador Antunes, o governo não enfrentará grandes resistências para aprovar o projeto que cria o Bolsa Escola, que concederá R$ 600 para 100 alunos do 6º ao 9º, melhores colocados em avaliação que será aplicada pela secretaria de Educação. A proposta chegou a ser vista como um apoio eleitoral para o vereador Guto Garcia (MDB), que ainda patina na consolidação do seu projeto rumo à vaga na Alerj.

Benefício

Falando nisso, obras que serão inauguradas pelo governo durante a celebração dos 205 anos do município, beneficiam politicamente de forma direta o vereador Julinho do Aeroporto (MDB), também pré-candidato à Alerj. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barramares complementa as obras de infraestrutura realizadas no bairro, reduto eleitoral do parlamentar. Outro lugar atribuído às ações sociais do vereador é o Jardim Esperança, área também “comandada” por Cesinha (PROS).

Espaço

Já o vereador Paulo Antunes (MDB) foi o primeiro a declarar abertamente apoio à candidatura do delegado da Polícia Federal, Felício Laterça (PSL), à vaga de deputado federal. Desde uma crise instalada no governo no final do ano passado, Paulo Antunes segue tentando reagrupar o seus indicados dentro da administração pública. Quem não se lembra do episódio de mudança na gestão da secretaria municipal de Mobilidade Urbana?

Gastronomia

Principal evento do calendário oficial do município, o Festival Macaé de Cultura e de Gastronomia volta a destacar o trabalho realizado pelos restaurantes que formam o Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. Com isso, o evento promete agitar o final de semana em que se é comemorado o Dia dos Pais. Neste ano, as atrações ocorrem entre os dias 9 a 12 do próximo mês, oferecendo comidas, bebidas e atrações culturais de ótimo gosto.

Estacionamento

As máquinas já estão sendo preparadas para derrubar a estrutura improvisada do Mercado de Peixes, que ainda abriga cerca de 15 famílias que vivem da pesca, da venda de hortaliças e de lanchonetes. A transferência deste grupo para o box anexo, que ocupa o antigo Restaurante Popular, deve ocorrer até sexta-feira (27), dentro do cronograma do governo. Ao que tudo indica, a estrutura será substituída por um estacionamento para clientes.

Aviação

O grupo empresarial de Macaé comemora o resultado da reunião com o secretário da Aviação Civil, Dário Lopes, ocorrida na semana passada. Porém, há uma grande preocupação quanto a continuidade das obras de reforma da pista da base macaense. O projeto visa retomar os voos comerciais. Apesar de modificar as operações, as obras não interromperam as atividades dos voos offshore, a principal vocação do Aeroporto.

Vacinação

Há também uma preocupação grande contra a propagação de casos de infecção de sarampo no país, o que pode colocar em risco a imunidade da população da cidade, diante da grande migração provocada pelo chamado “turismo de negócios”. Quem não recebeu as doses das vacinas contra a doença, quando criança, deve procurar a Casa da Vacina, para buscar a imunização. Há a previsão de realização de campanha, segundo a secretaria estadual de Saúde.

Vendas

Quem circula pelo Calçadão da Avenida Rui Barbosa já confere as promoções e liquidações das coleções de outono-inverno, realizadas por lojas de roupas, calçados e acessórios. Como o frio não predominou neste período do ano, os comerciantes já se preparam para começar a vender roupas da alta estação. Já há uma preocupação também quanto as vendas de final de ano, especialmente por conta da liberação de parcelas do 13º salário.

Pirataria

Falando no Comércio, há também a circulação de um número cada vez maior de ambulantes, nas principais ruas do Centro. Além da origem duvidosa dos produtos vendidos nas ruas, há ainda uma preocupação grande quanto a concorrência desleal, tanto com as lojas, quanto com os autônomos cadastrados junto a prefeitura. É preciso que as autoridades de segurança também atuem contra a pirataria, algo que vem crescendo a olhos vistos na cidade.