Fotos: Paolla Itagiba

Na semana em que comemoramos o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, cerca de 15 participantes do programa “Socializar”, da APAE Macaé visitaram as instalações do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo e a Faculdade Católica Salesiana de Macaé na manhã da última sexta-feira (23), tendo a oportunidade de se familiarizar com o contexto educacional e acadêmico.

Na ocasião, foi oportunizado um diálogo sobre temas relacionados aos estudos e atividade profissional, contribuindo para a inclusão social e o exercício da cidadania dos jovens com necessidades especiais. Estava prevista a visitação do prédio histórico, capelas, biblioteca, salas de aulas, quadras poliesportivas, zoológico, cantina e o monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na área externa da instituição.

“Foi um momento em que eles puderam transitar por vários espaços e observar, sobretudo, a acessibilidade, o quanto a instituição é preocupada com a temática da inclusão. A Apae tem buscado estar além dos muros e não se resumir apenas em reuniões de fala”, explica a psicóloga da Apae e docente da Faculdade Salesiana, Gilzete Passos, que ressalta ainda o aprendizado vivido durante a visita. “Assim como eles têm suas peculiaridades, nós também temos as nossas. Isso não é motivo de se isolar, de se afastar, mas sim de aprender muito com a convivência”.

Para a Assistente Social da Apae, Natália Jalles, o contato com outras pessoas é importante para quem tem alguma deficiência.  “Eles gostam muito de interagir com outras pessoas. Muitos, inclusive, estão no mercado de trabalho, ocupando espaços de inclusão. Isso mostra o quanto eles são capazes. É importante desmistificar que a pessoa com deficiência fica restrita àquele mundo no qual achamos que ela vive”, conta.

Os trabalhos contaram com o apoio voluntário das acadêmicas do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Priscila Urtiga, Valéria Botelho e das colaboradoras da Apae Macaé, Iza Gabriela Santana, do setor técnico, e Luciana Thomaz, do setor pedagógico.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana