O presidente Luiz César com a Vice-presidente, Silvia Andrade

As crianças assistidas pela instituição têm recebido sucessivas festas de alegria promovidas por empresas, entidades filantrópicas e igrejas.

Desde o primeiro dia de dezembro, mês de celebração do nascimento de Jesus, que o Centro Social Casa do Abraço vem sendo tomada pelo amor e solidariedade. As crianças assistidas pela instituição têm recebido sucessivas festas de alegria promovidas por empresas, entidades filantrópicas e igrejas.

Neste sentido, no dia 1º, a Comunidade Evangélica de Macaé realizou um evento especial com as crianças sobre artes manuais e deu início a um trabalho com as mães, firmando assim uma parceria para o próximo ano para ministração de aulas de artes, corte e costura. A proposta é manter atividades de acompanhamento familiar, e instruções de melhor aproveitamento dos gêneros alimentícios

O Presidente da instituição, Luíz Cesar Caldas Celestino, informou que no próximo sabado (15) acontecerá uma super festa natalina incrementada por diversas empresas sediadas em Macaé em prol da Casa do Abraço. No mesmo dia 15, um grupo de estudantes da cidade se reúne para fazer um ceia de Natal, rolando em meio a muita brincadeira, jogos e partidas de futebol.

Já no dia 20, será a vez da empresa Cis Brasil, que promove um evento de Natal. Cada funcionário apadrinhou uma criança com roupas, calçados e brinquedos. As crianças serão recepcionadas na sede da empresa no Novo Cavaleiros, para uma tarde de muita alegria a partir das 13h, com brincadeiras e entrega dos presentes, interação entre os funcionários e finalizando com lanche.

Balanço 2018

“Não foi um ano tão relevante devida a falta de voluntários, e assim sobrecarregando as pessoas que lideram a Casa. Apesar disso, foi um ano bom para a Casa do Abraço, já que tivemos muitas parcerias firmadas, tais como Igreja Batista Peniel, na construção do galpão nos fundos, além da ajuda de instituições filantrópicas para serem mantenedoras durante o ano, destacando-se o Amor que Emana”, declarou o presidente, acrescentando que o saldo de 2018 foi positivo, já que a instituição conseguiu estruturar a sala de informática, fazer a reforma da sala, a pintura de toda a estrutura interna do prédio e ainda foi contemplada com 12 computadores.

Desafios para 2019

Transbordando amor e solidariedade, o Centro Social Casa do Abraço prossegue sua caminhada de fazer o bem ao próximo, repleto de projetos visando impulsionar o trabalho de oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social condições para o seu desenvolvimento integral, no sentido de educar gratuitamente crianças, adolescentes e jovens mediante a Inclusão Social. Assim, dentre os projetos para 2019 está a colocação do piso do galpão anexo, onde vai funcionar atividades esportivas e extra-curriculares. São 100 metros quadrados de área livre.

 

Para 2019, também haverá aulas de artes marciais após às 17h para as crianças que atingirem o limite de idade, 13 anos. “A prioridade do ano será para o atendimento às famílias das crianças em especial as mães. Para esse projeto, teremos uma nova monitora em tempo praticamente integral, a Missionária Jaqueline Alves, que vai se dedicar ao trabalho de ajuda da autoestima das crianças e desenvolvendo um trabalho de cidadania”, frisou o presidente.

Casa do Abraço

O Centro Social Casa do Abraço é uma ONG que nasceu de um desejo de um grupo de amigos com a vontade de fazer o bem. Esse grupo foi liderado pelo presidente emérito Jeferson Marcos, falecido precocemente no dia 13 de setembro de 2017, deixando um legado de amor ao próximo, se doando até os últimos dias da sua vida.

Instituição sem fins lucrativos, organizada juridicamente e registrada, a Casa do Abraço cumpre objetivos expressos declarados em seu Estatuto, incluindo promover, gratuitamente, a assistência social às pessoas carentes, sem distinção de credo, religião, nacionalidade, sexo ou raça, atendendo prioritariamente à criança e ao adolescente por meio de atividades nas áreas de educação, esportes, recreação, alimentação, atendimento nutricional, social, cultural, artístico e outras permitidas pela legislação em vigor.

Atualmente é Presidida pelo também fundador Luiz César Caldas e pela vice presidente Silvia Andrade (mãe do Jeferson), e tem a função de educar gratuitamente crianças, adolescentes e jovens mediante a Inclusão Social. Atende dezenas de crianças de segunda à sexta-feira e às vezes nos sábados e domingos também. A Casa do Abraço oferece quatro refeições diárias. As crianças que frequentam a Ong na parte da amanhã e estudam à tarde, tomam café e almoçam, e as que estudam pela manhã e frequentam a instituição à tarde, são oferecidos almoço e lanche no final do dia. Além das refeições elas têm atividades ligadas à práticas educativas, esportivas, culturais, sociais e profissionais.

Quem quiser ajudar basta entrar em contato com Luiz Cesar, presidente da ONG, pelo telefone (22) 99842-2255. Ou se preferir, pode fazer um depósito em uma das contas: Caixa Econômica Federal AG: 0184 – CC: 3044-5 Operação: 003 – Favorecido: CENTRO SOCIAL ABRAÇO – CNPJ: 15.777.275/0001-03; Banco Itaú AG: 0941 CC: 98543-4 Favorecido: LUIZ CÉSAR CALDAS CELESTINO.