Juliano Corbellini e o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, se conheceram durante suas atividades no movimento estudantil no Rio Grande do Sul, e o publicitário é padrinho de um dos filhos de Pimenta.

O cientista político Juliano Corbellini, amigo próximo do ministro da Secom, Paulo Pimenta, agora é sócio da agência Nacional Comunicação, que gerencia a publicidade da Presidência da República, além de contar com os ministérios da Saúde, das Cidades e do Desenvolvimento Social como clientes. Corbellini e o ministro-chefe da Secom se conheceram durante suas atividades no movimento estudantil no Rio Grande do Sul, e o publicitário é padrinho de um dos filhos de Pimenta.

Porém, a Nacional Comunicação se encontra sob investigação pela Controladoria-Geral da União (CGU) devido ao seu suposto envolvimento em fraudes em licitações. Conforme reportado pelo Estadão, a CGU alega que a empresa teria obtido informações privilegiadas para vencer as disputas ainda no governo de Michel Temer. O processo de investigação já dura três anos e ainda não há uma estimativa para sua conclusão.

Paulo Pimenta, em resposta a essas alegações, afirmou que todas as agências de publicidade são contratadas por meio de processos licitatórios que ocorreram no governo anterior. Ele também destacou que é natural a realização de reuniões e encontros com representantes das agências, que ocorrem regularmente, e que as agências que prestam serviços à administração pública atendem a critérios técnicos e jurídicos averiguados por órgãos federais responsáveis, com propostas técnicas apresentadas por todas as agências concorrentes nos certames, nos quais vários critérios são listados.