Foto: Divulgação

Com o intuito de promover o respeito às tradições religiosas, mobilizando reflexões sobre a convivência com a diversidade, as turmas de 7° ano do Ensino Fundamental II, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, apresentaram um trabalho intitulado “Tolerância e Respeito”, a partir de estudos de casos de intolerância, com debates, discussões e sugestões para conviver pacificamente.

Divididos em grupos, os alunos vivenciaram o projeto com a participação, envolvimento e muita receptividade. A partir de um levantamento histórico, tendo a intolerância religiosa como foco principal, eles puderam entender mais sobre a tolerância, contribuindo numa roda de conversas e relembrando casos regionais, nacionais e até mesmo internacionais.

Para a professora responsável pela disciplina de Ensino Religioso, Joice Barbosa, assuntos da atualidade despertam o interesse entre os jovens. “Foi uma proposta muito rica de conhecimento. Os estudantes se mostraram interessados por assuntos que tangem sua vida como cidadãos. Eles perceberam, ao citar casos de intolerância fora do país, por exemplo, o que também acontece por aqui, em Macaé. Daí ficou a questão: situações como essas estão, sim, próximas de nós”, ressalta.

O aluno Samuel de Azevedo Viana elogiou o trabalho desenvolvido em sala de aula. “Foi muito boa a roda de conversas. Todos os grupos citaram um caso. Falamos de casos especificamente da nossa cidade, além de assuntos atuais que estão acontecendo, como a perseguição na Nicarágua”, conta o aluno.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana