Equipe da Vigilância Sanitária realiza esgotamento sanitário no reservatório de água da agência do INSS

Atendimento está suspenso desde segunda-feira (27), por conta da enchente que inundou o posto de atendimento e atingiu a cisterna da agência do município

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada no Centro de Macaé, está fechada desde segunda-feira (27), por conta da contaminação da água do reservatório da unidade, após a enchente registrada na semana retrasada no município. Devido a forte chuva, a agência ficou inundada e comprometeu a cisterna, onde testes foram feitos pela concessionária de água e pela Vigilância Sanitária, e constataram que o reservatório está contaminado por coliformes fecais.

Na manhã desta quarta-feira (29), o ajudante de caminhão, Arlei Corrêa, buscou atendimento na agência do INSS para dar entrada na aposentadoria, mas ficou surpreso com o local fechado. “Meu atendimento estava agendado para hoje e não fui comunicado. Cheguei aqui na agência e me deparo com o cartaz colado na portaria”, disse.

A dona de casa Loécia dos Santos, também procurou a agência e não sabia do atendimento suspenso e agora terá que fazer novos agendamentos. “Vou ter que ligar para a central de atendimento para buscar uma nova data. Só Deus sabe quando”, suspirou.

Segundo a gerência regional do Norte Fluminense, a água da agência do INSS está contaminada, imprópria para o uso, seja para beber ou até mesmo para lavar as mãos. A preocupação é que se o atendimento for realizado, os usuários podem ser contaminados com algum tipo de bactéria.

O teste foi feito após o subsolo, onde está instalada a cisterna, ter sido atingido pelas águas da enchente há duas semanas. A gerência afirma que realiza o esgotamento sanitário da cisterna.

Depois de vazia vão ser feitas a limpeza e higienização, além de novos testes sobre a qualidade da água.

Com a suspensão do atendimento, o órgão orienta aos usuários agendados para a realização de perícias para entrarem em contato com a Central da Previdência Social pelo número 135 para verificar uma nova data.

O vendedor Jorge Luiz Lira disse que já tentou fazer essa verificação e não conseguiu concluir o procedimento. “Fiz três tentativas pelo telefone e não consegui uma nova data, ou seja, a atendente pede para ligar mais tarde ou no dia seguinte”.

Já os demais procedimentos a orientação é seguir o mesmo dia da semana, ou seja, agendados para a segunda-feira devem buscar atendimento na a agência na próxima segunda, dia 3 de junho.

A agência do INSS em Macaé atende, em média, 350 pessoas por dia. A previsão do retorno será na próxima semana.