ACIM sedia encontro em defesa do Cine Clube

0
498
Integrantes da mobilização “Cine Clube Macaé Movimento Aberto Já” se reuniram na sede da ACIM

O grupo debateu a situação atual do local visando a reabertura do espaço cultural

Integrantes da mobilização “Cine Clube Macaé Movimento Aberto Já” se reuniram no último dia 6 em sala da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) com objetivo de iniciar ações que visam garantir a reabertura do espaço cultural.

A iniciativa, que surgiu através do Facebook, reúne macaenses que defendem a instalação definitiva do Cine Clube, como polo cultural regional.

A primeira reunião contou com a presença de Vania Pacheco, Cristina Miranda, Moadyr Vitorino e Phydias Barbosa. O grupo debateu a situação atual do espaço, como o atraso de pagamento de serviços públicos como água e luz, a falta de manutenção na estrutura do prédio e impasse que envolve os antigos sócios do Cine Clube.

O grupo destacou também que o Cine Clube não possui projetor e nem tela, mas o espaço está praticamente pronto para ser entregue ao público. De acordo com um levantamento informal, a Procuradoria do Município teria que se manifestar, além dos sócios, sobre o processo de distrato com a Petrobras (que se retirou do projeto devido a situações administrativas) e que precisa ser agilizado.

A proposta é que a Secretaria de Cultura assuma o espaço para programar Cursos, Palestras e Oficinas. A prefeitura também poderá utilizar parte do auditório para projetar filmes diversos.
Uma das propostas apresentada pelo grupo Memória Macaense é de promover movimentos culturais com projeções de filmes e divulgação de livros, com debates na Rua Sete de Setembro, ao lado do Cine Clube.

Novos encontros serão realizados pelo grupo na ACIM, com objetivo de definir mobilizações em defesa da reabertura do espaço.